Brasileiro gosta mesmo é de música brasileira

Entre todos os países estudados, os brasileiros são os que mais ouvem música brasileira. Os pesquisadores propõem uma série de de causas para isso: o continentalismo do país e a língua estão entre eles.

Mas há também um fenômeno muito forte de absorção. Grande parte dos sons estrangeiros que fazem sucesso por aqui, são versões canibalizadas. Ou, pra usar um conceito de Simas, são engolidas e cuspidas de outra maneira, pois todo brasileiro é um exu.

Há curiosidades também. Apesar de toda falação em torno do rock, música estrangeira que faz sucesso no Brasil tende a ser romântica ou negra. Há um forte componente brega-romântico nas canções e estilos estrangeiros consumidos pelo brasileiro, e de fato é um elemento muito marcante da América Latina inteira.

Já o impacto da música negra provavelmente tem algum componente de identificação étnica e rítmica. Isso deveria ser estudado, mas é óbvio que os povos bantos tem uma memória musical que acaba emergindo no mercado, ainda que em diferentes formas. É o que explica, por exemplo, a identificação brutal das favelas cariocas com o miami bass, que, pela cultura de aborção ou canibalização que mencionei acima, gerou o funk carioca.

De todo modo, a conclusão mais importante da pesquisa é a seguinte: brasileiro gosta mesmo é de música brasileira. Ou de música abrasileirada.

Por André Luiz Dos Reis

Deixe uma resposta