Carta Testamento em quadrinhos

Carta Testamento em Quadrinhos

Por Fábio Melo – A Carta Testamento de Getúlio Vargas é, além de um documento histórico extremamente importante, um manifesto contra a espoliação do povo e das riquezas do Brasil. De 1954 para cá pouca coisa mudou, infelizmente. As “elites” brasileiras continuam antipovo; a população assiste a miséria bater a porta; trabalhadores são vítimas de políticos lacaios de setores econômicos que apostam sempre na perda de direitos da população em troca de seus lucros imediatos. Também é preciso falar da imensa massa marginalizada de brasileiras e brasileiros, que nunca tiveram qualquer tipo de amparo do Estado ou proteções trabalhistas.

O projeto de Estado de Bem-estar Social que Getúlio gestou entre 1930 e 1945, apesar de todas suas contradições, foi jogado no lixo por capitalistas brasileiros que se contentam com as migalhas do capital internacional, controlado por grandes conglomerados econômicos. O Brasil ainda é um tipo de colônia de exploração de mão de obra barata que exporta matérias-primas (commodities) no jogo de cartas marcadas do capitalismo internacional.

Pensar no que o Brasil podia ter sido se o projeto nacional de Getúlio e do trabalhismo fosse levado adiante…

A ideia desses quadrinhos é apresentar para um público diverso, esse documento/manifesto que retrata o Brasil de ontem e, em grande parte, de hoje. Foi feita no formato quadrinhos porque se espera com isso alcançar um público que muitas vezes não se interessa por política por achar chata e complicada. Mesmo chata e complicada a política acontece e nos indignamos com os rumos que por vezes ela toma. Mas queremos os indignados ao nosso lado, no lado do trabalhismo, para transformar a política para aquilo que realmente desejamos dela.

Os desenhos foram feitos por mim, e como nunca estudei a fundo técnicas de desenho, deixo aqui o pedido de um pouco de compreensão por minhas limitações artísticas.

Carta Testamento em Quadrinhos

Carta Testamento em Quadrinhos

Carta Testamento em Quadrinhos

Carta Testamento em Quadrinhos

 

Fábio Melo é historiador. Professor. Membro da direção da Juventude Socialista PDT-RS e do Núcleo Trabalhismo 21 de Porto Alegre.

E-mail: mov.trabalhismo21@gmail.com

 

Para baixar a obra em PDF:

https://drive.google.com/file/d/1RZ7wV_WlZwp3Qgnd2k_9-2n_S48_JVP0/view?usp=sharing

Deixe uma resposta