Curso online ensina a criar cursinho popular pré-Enem para jovens do ensino público

Sistematizar a experiência, promover o conhecimento, fortalecer a luta.

É inspirado nesses lemas que a plataforma de EAD política Caixa de Ferramentas disponibiliza nesta semana o curso O curso “Como Criar e Coordenar um Cursinho Popular – a experiência do Cursinho Popular Construção”.

Ministrado pelo professor João Bulhões, o curso pretende-se um passo a passo de como criar um cursinho popular do zero e colocá-lo pra funcionar com qualidade e de forma sustentável. Tudo isso sem deixar de fora o lado “trabalho de base”, isto é, as estratégias para a promoção do pensamento crítico e da autonomia entre alunos e professores.

O curso foi planejado com base na experiência de Bulhões de fundador e coordenador por 2 anos do Cursinho Popular Construção, que funciona uma vez por semana na zona sul de São Paulo e é voltado a alunos da rede pública de ensino que vão prestar o Enem. Tudo nele é gratuito e mantido com o trabalho voluntário de cerca de 20 professores.

A ideia do novo curso da Caixa de Ferramentas é permitir que a experiência do Cursinho Popular Construção possa ser compartilhada com todos aqueles que desejam iniciar esse tipo de projeto mas que não sabem bem como.

Uma informação importante é que 25% de toda a grana que entrar serão destinados para um Fundo de Apoio aos Estudantes do Cursinho Construção, que poderá ser mobilizado para arcar custos com transporte, material didático, entre outros.

Segundo Bulhões, mais do que apenas servir de manual para iniciativas isoladas, o curso tem um objetivo maior de fortalecer o movimento social dos cursinhos populares pelo país, contribuindo também para a luta patriótica-popular no combate à exclusão de jovens de famílias humildes das universidades brasileiras.

Para ver as condições de matrícula do curso, é só acessar: https://caixadeferramentas.org/courses/como-fundar-e-coordenar-um-cursinho-popular/

No momento, também estão abertas as inscrições para 25 bolsas do curso. As inscrições podem ser feitas aqui: https://bit.ly/2RCBDcO

https://www.youtube.com/watch?v=0JxmMGujypk

Curso online ensina a criar cursinho popular pré-Enem para jovens do ensino público

Deixe uma resposta