Martin Luther King e Malcolm X

Dr. Martin Luther King Jr. e Malcolm X, dois dos principais líderes do movimento negro, se reúnem após comparecerem perante o comitê do Senado em apoio à Lei de Direitos Civis de 1964.

Martin Luther King e Malcolm X

Dr. King era um adepto do pacifismo e da conciliação entre negros e brancos a partir de uma transformação legislativa e educacional. Organizou marchas nas cidades e Estados mais racistas da federação.

Malcolm X foi um grande líder do nacionalismo negro, ligado às ideias do pan-africanismo, acreditava na ascensão do negro como um povo soberano, que não dependia de forma alguma da raça branca.

Defensor dos direitos dos afro-americanos, conseguiu mobilizar brancos e negros na conscientização sobre os crimes cometidos contra a população afro-americana. Malcolm pregava a violência física e simbólica como forma de resistência e realçai contra a opressão branca.

Os dois líderes, que pensavam diferente no método de enfrentamento ao sistema, mas que concordavam em por fim à opressão que os negros sofriam no cenário Estadunidense.

Malcolm e King foram assassinados, o primeiro em 1965 o segundo em 1968. Mas suas biografias mostram que é possível mudar a história.

Por Joel Paviotti – Iconografia da História

Confira também o texto sobre Huey Newton dos Panteras Negras

Deixe uma resposta