República Popular da Mongólia – a segunda revolução socialista vitoriosa do mundo

Por Lucas Rubio – Hoje também é uma data especial pois marca o nascimento de um grande revolucionário: Khorloogiin Choibalsan.

O Marechal Choibalsan, nascido em 8 de fevereiro de 1895, governou a República Popular da Mongólia, a segunda revolução socialista vitoriosa do mundo, em momentos cruciais do destino dessa nação.

Quando jovem, entrou em contato com os ideais bolcheviques e retornou à Mongólia, participando da Revolução e da luta armada contra o Exército Branco.

Khorloogiin Choibalsan

Posteriormente, foi o comandante político, econômico e militar que conduziu a modernização do país, a industrialização e coletivização de terras, além de liderar o povo na luta contra o imperialismo japonês ainda nos anos 1930, quando o Japão tentou tomar a Mongólia para si e agredir a URSS por esse lado.

Eternizou-se como vitorioso líder militar mongol da épica Batalha de Khalkhin Gol, quando expulsou as tropas japonesas, na época consideradas superiores, e frustrou os planos de expansão do Japão.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Choibalsan enviou volumosas remessas de ajuda financeira e econômica para a União Soviética como solidariedade na luta contra os hitleristas. Uma divisão do exército mongol foi enviada como força expedicionária e lutou contra os nazistas também.

Choibalsan, apesar de todos os reveses dos anos posteriores, continua hoje uma figura popular na Mongólia e dá nome a uma das mais importantes universidades do país.

Que viva eternamente a memória dos grandes feitos do Marechal Choibalsan!

Por Lucas Rubio

República Popular da Mongólia revolução socialista Khorloogiin Choibalsan

Deixe uma resposta