Sindicato dos Jornalistas de São Paulo realiza pesquisa para ouvir a categoria

Comissão de Formação do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo realiza pesquisa para ouvir a categoria.

A pesquisa tem o objetivo de alinhar a política da secretaria de formação do Sindicato dos Jornalistas com os anseios da categoria. O questionário pode ser preenchido através deste link e não é necessário se identificar para participar da consulta.

De acordo com a secretária responsável pela pasta, Ana Flávia Marques, é preciso um reposicionamento da política pedagógica de formação do sindicato.

“O Sindicato precisa acompanhar as mudanças que estão acontecendo no mundo do trabalho, o impacto dessas alterações no próprio perfil do jornalista e dar subsídio para que o profissional esteja concatenado com esse novo cenário”, defendeu a jornalista que também atua como pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da ECA-USP.

A comissão é aberta para participação da categoria e, após a análise, os resultados serão incorporados ao plano de formação.

Para a jornalista dos Correios-SP e diretora do Sindicato, Michele Barros,
O dinamismo da profissão exige do jornalista conhecimentos que vão além do acadêmico formal.

“O mercado da comunicação está em constante evolução, adaptando-se às novas mídias, à interatividade e à amplitude propiciada pela internet e também às mudanças comportamentais do público consumidor da informação. Por isso, é preciso estar em sintonia com essas transformações, ampliando conhecimentos e aumentando as possibilidades de atuação na área”, disse.

A pesquisa quer ouvir também os estudantes e planeja realizar cursos específicos para esse público. Para Lorena Alves, presidenta do Centro Acadêmico Vladimir Herzog, da Cásper Líbero e integrante da comissão, os estudantes precisam ocupar espaços como o da comissão.

“Os estudantes de jornalismo precisam ocupar esses espaços e compreender que é nosso papel construir o Sindicato que queremos, uma vez que também trabalhamos e temos muito a agregar ao nosso setor. A universidade é espaço constante de aprendizado e transformações e é dever do Sindicato fazer essa ponte com os estudantes nas instituições de ensino. A pesquisa é parte desse olhar aos jovens”, falou

Outra vertente da secretaria de formação será a formação sindical para a diretoria do Sindicato, jornalistas que atuam em comissões de trabalho e demais interessados em atuar no sindicato.

Mais informações:
Pesquisa sobre Formação do Jornalista
Link: https://goo.gl/w1oXkP
Contato: Comissão de Formação do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Telefone: 11 317-6298 /11 99690-3298
E-mail: formacaosjsp@gmail.com

Deixe uma resposta