CESAR BENJAMIN: Spinoza – Filosofia, Teologia e Política

Por Cesar Benjamin – Escrevi uma Apresentação para o nosso volume “Estudos sobre Spinoza” e depois fiz uma resenha quando a Perspectiva lançou suas Obras Completas.

A trajetória de Spinoza é única. Viveu apenas 44 anos. Com 24, foi excomungado e banido do judaísmo. Passou parte da existência em uma comunidade protestante silenciosa e sem clero. Nunca teve cargos acadêmicos ou políticos. Escreveu pouco, em latim e em holandês. Morreu no sótão onde morava, assistido por apenas um amigo. Suas obras foram publicadas postumamente.

A sentença de excomunhão foi duríssima:

“Banimos, expulsamos, condenamos e maldizemos Baruch Spinoza […]. Maldito seja ele de dia e maldito seja de noite. Maldito seja ele ao dormir e maldito seja ao levantar. Maldito seja ele ao sair e maldito seja ao entrar. Que o Altíssimo jamais o perdoe. Que o Altíssimo faça arderem sobre esse homem Sua ira e Seu desfavor, e que lance sobre ele todas as maldições escritas no Livro da Lei. Que seu nome seja destruído sob os céus e que, para sua desgraça, ele seja separado de todas as tribos de Israel, com tudo o que é amaldiçoado no Livro da Lei. […] Certificai-vos de que nenhum de vós se dirija a ele, nem de viva voz nem por escrito; que nenhum de vós lhe conceda nenhum favor; que nenhum de vós permaneça sob o mesmo teto que ele; que ninguém fique a uma distância de menos de quatro côvados dele, e que ninguém leia nada que ele tenha escrito ou transcrito.”

Apesar de tudo isso, tornou-se um dos pensadores fundantes da modernidade. Marx, Husserl, Freud e muitos outros declararam sua gratidão a ele. Einstein dizia que seguia “o deus de Spinoza”.

Minha resenha das Obras Completas faz um sucinto sobrevoo sobre sua vida e obra. Chama-se “Spinoza: filosofia, teologia e política“.

Por: Cesar Benjamin.

Por Cesar Benjamin - Escrevi uma Apresentação para o nosso volume "Estudos sobre Spinoza" e depois fiz uma resenha quando a Perspectiva lançou suas Obras Completas.

Deixe uma resposta