Abrir o capital da Petrobras foi erro histórico

Ter aberto o capital da Petrobras para negociá-lo em bolsa foi um erro histórico. A Petrobras produz insumos estratégicos ao país e sua atuação deve estar alinhada a um projeto de desenvolvimento.

Ouvi várias vezes dos diretores na gestão Temer que ela deveria produzir apenas óleo bruto porque é mais rentável. Simplista assim. E seguir os preços no mercado internacional.

Não, os preços da Petrobras devem seguir seus custos e prever uma margem que garanta a rentabilidade necessária para fazer seus investimentos, modernizar-se e produzir bens de maior valor agregado. E não atuar como uma empresa que só pensa na remuneração dos acionistas.

Foi um erro histórico. Não é à toa que os presidentes da empresa caem por causa dessa política de preços maluca que acompanha as oscilações internacionais.

E, por favor, não venham dizer que a empresa tem que atuar da forma como vem fazendo devido as falcatruas anteriores. Falcatruas são falcatruas em qualquer modelo de empresa e devem ser sempre punidas. Não misturemos as coisas.

Deixe uma resposta