PAULO GALA: Curso de Economia para entender o Brasil

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O Portal Disparada indica o Curso EAD Online: Economia para entender o Brasil do professor Paulo Gala.

Paulo Gala é graduado em Economia pela FEA/USP. É Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EESP), onde leciona desde 2002, e coordenou o Mestrado Profissional em Finanças e Economia de 2008 a 2010. Também foi pesquisador visitante nas Universidades de Columbia, em Nova Iorque, e Cambridge, na Inglaterra, nos anos de 2004 e 2005.

O curso tem o valor total de R$397,00 (ou 12x de R$39,70). Basta clicar neste link para adquirir.

Entenda de forma simples em 10 aulas porque o Brasil não conseguiu alcançar o patamar de nação rica. Os temas principais tratados no curso para entender essa questão serão: desenvolvimento econômico, desigualdade e complexidade.

O curso é voltado para estudantes de graduação em economia e ciências sociais, alunos de mestrado e doutorado ou professores que queiram utilizar essa metodologia em seus cursos. As aulas são transmitidas em vídeos didáticos e simples, podendo ser acompanhados por quem não é economista. Cada aula tem duração media de 2 horas, divididas em 4 vídeos de 30 minutos que podem ser assistidos separadamente. O curso tem 20 horas de conteúdo online e duração média estimada de 3 meses, mas pode ser feito no ritmo que melhor se adequar à cada participante.

As aulas podem ser assistidas em smartphones, tablets e desktops e ficarão disponibilizadas na web por até 1 ano, mas esse prazo pode ser ampliado se houver necessidade. O curso tem uma linguagem simples, didática e direta, sem abrir mão do rigor cientifico. É disponibilizado, também, amplo material bibliográfico, dados e gráficos para download que complementam as discussões das aulas Online. A inscrição no curso inclui consultoria Online por Chat e e-mail para discussões, esclarecimentos de dúvidas e questões relacionadas aos temas do Curso.

Programa do curso “Economia para Entender o Brasil”

Aula 1–Introdução: Desenvolvimento econômico, divisão do trabalho, retornos crescentes de escala e complexidade I

1.1 – Clássicos do desenvolvimento econômico: Smith, Young, Myrdal e Estruturalistas

1.2 – Complexidade econômica e sofisticação produtiva: o Atlas, Hausmann e Hidalgo

1.3 – O tipo de especialização produtiva importa na trajetória de desenvolvimento econômico

1.4 – Retornos crescentes de escala e redes produtivas locais: Krugman e a nova geografia econômica

1.5 – Vantagens comparativas em países pobres: lutar ou se conformar?

Aula 2: Desenvolvimento econômico: divisão do trabalho, retornos crescentes de escala e complexidade II

2.1 – Capacidades produtivas, proximidade e conectividade: o mundo das redes

2.2 – Manufaturas são complexas, commodities não são complexas: algoritmos de  classificação

2.3 – Doença holandesa definida como perda de complexidade econômica: o problema das commodities, Nigéria e Indonésia

2.4 – O aumento da complexidade explica o aumento da produtividade agregada: perfil do emprego dos macro-setores e produtividade intrínseca das atividades econômicas

Aula 3: Desigualdade econômica e complexidade

3.1 – Medidas antigas e novas de desigualdade: Gini, índice Palma, PGI e XGini

3.2 – Redes, Centro-Periferia, Desigualdade e Complexidade Econômica

3.3 –Evolução da desigualdade na Ásia e América Latina, um exemplo da aplicação da metodologia

3.4 – Uma nova maneira de explicar a desigualdade no Brasil: tipo de estrutura produtiva

Aula 4: Os países ricos são ricos porque produzem os bens mais complexos do mundo: EUA, Europa e Japão

4.1 – Estados Unidos e Canada se tornaram produtores de bens complexos e de commodities

4.2  – Alemanha e Japão são os países mais complexos do mundo

4.3 – A perda de complexidade do Sul da Europa

4.4 – Alguns países têm uma dotação de recursos naturais grande demais

4.5 – Os casos da Austrália e Nova Zelândia

Aula 5: Os países ricos são ricos porque produzem os bens mais complexos do mundo: nórdicos, America Latina e Asia

5.1 – O caminho dos países nórdicos, commodities com sofisticação produtiva

5.2 – A America Latina não completou o salto dos produtos simples para os complexos

5.3 – A Asia que teve sucesso se especializou em produzir manufaturas para o resto do mundo

5.4 – O milagre chinês visto pela ótica da complexidade

5.5- O caso do Chile

Aula 6: A historia recente da economia brasileira a luz da Complexidade Econômica, anos 2000

6.1  – A era Lula I – a indústria em expansão

6.2 – A era Lula II – boom de credito e commodities

6.3 – O governo Dilma e os anos pós 2010

6.4 –  A crise do governo Dilma II

Aula 7: A historia recente da economia brasileira a luz da Complexidade Econômica, anos 1990 e 1980

7.1 – Plano real, abertura comercial, reformas institucionais

7.2 – Era FHC 1 – crises cambiais e instabilidade macro

7.3 – Era FHC 2 – apagão, crise argentina e crise cambial

7.4 – Crise da divida, moratória, a saga dos planos de estabilização

Aula 8: A historia da economia brasileira a luz da Complexidade Econômica, anos Getúlio, JK, Milagre e II PND

8.1 – O II PND: economia brasileira em Marcha Forçada

8.2 – O milagre brasileiro: minidesvalorizações, produção e exportação de manufaturas

8.3 – Anos JK: 50 anos em 5 e plano de metas

8.4 – Era Getúlio Vargas: do café a indústria

Aula 9: Como construir complexidade I?

9.1 – Preços macro e os efeitos do nível do câmbio real no setor manufatureiro

9.2 – Breve análise histórica do papel da politica industrial na origem das manufaturas

9.3 – Uma crítica à nova teoria institucionalista a partir da perspectiva estruturalista

9.4 – Investimento público e sistemas nacionais de inovação no Brasil

Aula 10: Como construir complexidade II?

10.1 – Capital humano, educação, know-how tácito e conhecimento produtivo

10.2 – Macroeconomia estruturalista do desenvolvimento

10.3 – Política industrial para o século XXI

10.4 – A guisa de conclusão: algumas palavras sobre “intervencionismo” e vantagens comparativas no Brasil

10.5 – O Brasil esta preso na armadilha da renda media

Referências bibliográficas