Sete maiores centrais sindicais realizam ato unificado do 1º de maio pela liberdade de Lula

Sete centrais sindicais realizam ato unificado do 1º de maio pela liberdade de Lula
Foto: Ricardo Stuckert
Botão Siga o Disparada no Google News

Hoje, Dia Internacional dos Trabalhadores, as sete maiores centrais sindicais realizam primeiro ato unificado do 1º de maio desde a redemocratização do Brasil, com o mote “Em Defesa dos Direitos e por Lula Livre”, em Curitiba.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), a Central dos Sindicatos do Brasil (CSB) e a Intersindical se unem em inédita manifestação conjunta, cuja principal bandeira é a libertação do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, desde 7 de abril. Ainda, são pautas do ato a defesa da democracia e a revogação de medidas prejudiciais aos trabalhadores, especialmente a Reforma Trabalhista.

A concentração das centrais será na Praça Santo Andrade, conhecida como Praça da Democracia, no centro de Curitiba, a cerca de 9 quilômetros da Superintendência da Polícia Federal, a partir das 14h. Está prevista a apresentação de artistas como Beth Carvalho, Maria Gadú e Ana Cañas.

Para o ato político, que terá início às 16h, além de integrantes das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, do MST, do MTST, da UNE e de políticos de diversos partidos, são esperados sindicalistas de Argentina, Paraguai e Uruguai, entre outros países, e caravanas saídas de diversos estados.

Em São Paulo

Na Praça da República, a partir das 12h, ocorre o ato organizado pela CTB, CUT e Intersindical e por movimentos que compõem as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

A defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores atacados pela Reforma Trabalhista, a liberdade do ex-presidente Lula e seu direito a disputar as eleições presidenciais são o mote da manifestação, que também contará com diversas atrações artísticas.

Entre as atrações confirmadas estão a banda Liniker e os Caramelows, a rapper Preta Rara, a sambista Leci Brandão, o grupo Mistura Popular, a ala de samba Unidos de Santa Bárbara, o compositor e intérprete de grandes escolas de samba, André Ricardo, e os cantores e intérpretes do carnaval em 2018 pela escola de samba Paraíso do Tuiuti, Grazzi Brasil e Celsinho Mody.

Já o tradicional ato da Força Sindical ocorrerá na Praça Campo de Bagatelle, na zona norte, das 9h às 15h. Estão programados diversos shows gratuitos, como dos sertanejos Leonardo, Simone e Simaria e Maiara e Maraisa, além de sorteio de automóveis.

Ainda, estarão presentes os pré-candidatos à Presidência Manuela D’Ávila (PCdoB), Paulo Rabello de Castro (PSC) e Aldo Rebelo, recente filiado ao Solidariedade, partido a que é ligada a central sindical.

Com o lema “Emprego! Emprego! Emprego!”, o ato da Força Sindical defenderá a luta contra o desemprego crescente, a manutenção dos direitos dos trabalhadores, uma política de valorização do salário mínimo, um Brasil mais justo e solidário, entre outras causas.

Á tarde, seus dirigentes irão a Curitiba para participarem, ao lado de outras centrais sindicais, do ato unificado que pede a liberdade de Lula da Silva.