Bem-vindos ao PDT, comunistas!

Com muita satisfação, vejo nascer o Núcleo Popular Revolucionário dentro do PDT. Nosso Partido, organizado nas bases do “Caudilhismo Democrático”, não admite correntes, pois sua descentralização se dá por meio dos diretórios, das zonais/coordenadorias e seus núcleos de base.

Vi algumas insatisfações de dirigentes partidários quanto à natureza do núcleo. O NPR volta a debater as relações da Doutrina Trabalhista com o Marxismo-Leninismo. Muitos, inclusive, se reconhecendo comunistas.

E isso não deve ser um problema.

Getúlio Vargas, adepto do Castilhismo – que originaria o Trabalhismo Brasileiro -, foi muito influenciado por Tobias Barreto, um dos primeiros marxistas brasileiros.

Darcy Ribeiro levou o que aprendeu no PCB para somar com o Trabalhismo. Guerreiro Ramos, embora não tenha sido marxista, fez suas teses baseadas a partir de várias premissas também compartilhadas pelos comunistas.

O PDT tem Luís Carlos Prestes como Presidente de Honra. Seu grupo filiou-se ao PDT, muitos ainda vivos e presentes no Partido. Eles têm uma contribuição fundamental na estruturação da Juventude Socialista – inclusive no nome -, e nas teses do anti-imperialismo revolucionário, acentuadas nas discussões do III Congresso Nacional do PDT.

Um núcleo que estudará uma perspectiva revolucionária deve ser bem-vindo. O PDT deve absorver e dar síntese nas melhores lutas patrióticas e socialistas. Isso não é uma defesa de que o Partido vire marxista, até porque não sou, mas é uma defesa da eterna construção das várias cores e caras do Socialismo Moreno.

Sejam bem-vindos ao PDT, comunistas.

Bem-vindos ao PDT, comunistas! comunistas pdt pdt comunistas

5 Comentários

  • Vocês esqueceram de dizer que Brizola foi filiado à internacional Socialista e, embora nunca falasse de Marx ou Engels, suas práticas e ideais eram prá lá de socialistas revolucionárias.

    0

    0

  • Não dá pra falar de revolução sem proletariado. Um país cujas indústrias agoniza, em que a classe trabalhadora sobrevive fazendo bicos, Uber e outros quebra-galhos não pode sequer ter uma greve geral. Ser desenvolvimentista como Ciro Gomes hoje é ser revolucionário.

    1

    0

  • Muito bom artigo. Vamos criar as condições para o Brasil, a América Latina e o mundo avançar!!

    0

    0

Deixe uma resposta