LUIZ CARLOS BRESSER-PEREIRA: Adeus, governo Bolsonaro

Governar é mais do que nomear e demitir; requer ter poder para reformar as instituições e realizar políticas que levem o país na direção desejada. Para ter poder não basta ser eleito; é preciso ter “legitimidade política” – ou seja, ter apoio nas elites e no povo. Quando um presidente da República deixa de ter legitimidade, podemos dizer que seu governo acabou. Ele não tem mais condições de cumprir seu programa de governo, tem apenas que “segurar as pontas” para não sofrer processo de impeachment.

Por exemplo, o governo Sarney terminou em 1987 quando o Plano Cruzado fracassou e ele decidiu ficar mais um ano no governo. Mais recentemente, teve o mesmo destino o governo Dilma: terminou em 2013 quando aconteceram as grandes manifestações de junho e sua popularidade foi para o abismo. Dada a grave crise em que está agora mergulhado o governo Bolsonaro, minha impressão é que também esse governo está terminado. Ele deverá ir até o fim do mandato, mas as elites econômicas e políticas e, ao mesmo tempo, uma boa parte de seus atuais apoiadores tirarão seu apoio a ele, e não haverá realmente governo.

A convocação que fez a seus eleitores para que compareçam a uma manifestação contra o Congresso no próximo dia 15 de março é um ato inaceitável. É incompatível com a condição de presidente da República e é razão mais do que suficiente para um impeachment. Mas não haverá impeachment agora porque ele ainda conta com apoio popular e porque uma parte das elites econômicas ainda acredita que ele realizará as reformas que elas desejam. Não creio, porém, que essas venham a ocorrer; não haverá clima para elas enquanto Bolsonaro comanda uma guerra contra o Poder Legislativo, contra o Poder Judiciário, contra os governadores dos estados, e contra a própria ordem pública – isto ao apoiar as greves das polícias militares e as milícias no Rio de Janeiro .

A sua aposta é que ele poderá provocar e desrespeitar os poderes instituídos da República porque tem apoio popular. Essa é a forma que ele pensa ter descoberto para manter o apoio popular. Mas esse é um engano. O respeito à lei e à ordem pública não é apenas uma demanda dos ricos, mas é uma demanda dos cidadãos – e ainda existem cidadão no Brasil.

Dei a esta nota o título “Adeus, governo Bolsonaro”, não porque a pessoa Bolsonaro está em vias de perder seu cargo, mas porque nós próximos três anos não haverá realmente governo no Brasil. Haverá Estado e haverá mercado, e a sociedade brasileira continuará coordenada por estas duas instituições, mas não haverá ninguém para governá-la e fazê-la progredir.

9 Comentários

  • LOGO VC Q FOI UM PROSTITUTO E/OU PROSTITUINTE NO GOVERNO FHC, ONDE ALÉM DE PROLIFERAR A COMPRA DE de”PUTA”dos e “CEN”ADORES E demais PARALAMENTARES e tiveram a chance de mudar e hj que temos um cara que quer faze-lo vai dizer estas coisas…que PROATITUIÇÃO EM FAVORES AOS “PARALAMENTARES” é o unico jeito de governar…ACHO QUE NÃO E VAMOS PROVAR ISTO NAS RUAS…OS dePUTAdos aqui da nossa regiao já sabem o q pode acontecer com eles…e seus amigos bandidos…

    1

    0

  • boa tarde amigo, sou taxista em São Paulo, vi muita gente.falar mau do Bolsonaro e posteriormente quebrar a cara, talvez amigo você seja mais um. boa tarde.

    1

    0

  • Mas apenas um frio slogan:

    “Muito engana-me, que eu compro”
    E o PT®? Qual o poder constante de sua propaganda ininterrupta?
    Eis:
    Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros. Estilo do brilhante e talentoso João o Milionário Santana. Nada espontâneo.
    Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Não tem nada a ver com um projeto de Nação.
    Eis aqui a superficialidade do PETISMO:
    0.“Coração Valente©”
    1.“Pátria Educadora™” [Buá; Buá; Buá].
    2.“Pronatec©”
    3.“A Copa das Copas®”
    4.“Fica Querida©”
    5.“Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
    6.“Foi Golpe®”
    7.“Fora Temer©”
    8.“Ocupa Tudo®”
    9.“Lula Livre®”
    10.“®eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].
    11.“O Brasil Feliz de Novo®”
    12.“Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkkk]
    13.“Ele não®”.
    14.“Minha Casa, Minha Vida©”
    15.“Saúde não tem preço®”
    16.“Haddad agora é verde-amarelo®” [rsrsrs].
    17.“Rede cegonha©”
    18.“LUZ PARA TODOS™” (KKKKK).
    19. (…e agora…): “Ninguém Solta a Mão de Ninguém©”
    20.“Água para todos©” (é mesmo?)
    21.“Mais Médicos®”
    22.“Controle social da mídia™” (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
    23.“Brasil Carinhoso©” [que momento açucarado].
    24.“Bolsa Família®”
    25.“SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.
    PT© é vigarista e aderente ao charlatanismo.
    Vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários.
    É o tal de: “me engana que eu compro”.
    Produtos disfarçados, embalagens mascaradas e rótulos mentirosos. PT!

    1

    0

  • VTNC BRESSER, vocês que fazem parte da mídia tóxica estão errando de novo. Vão afundar novamente com suas ginasticas retóricas que não iludem mais o povo. O nome de vocês agora é Fake news, aproveite.

    0

    0

  • Que nateria mais IMBECIL. Queria saber de onde tirou tanta pedreira para passar para o papel, bem dizem que papel aceita tudo. Vai tentar fazer a cabeça dos adestrados esquerdistas porque o povão não acredita mais em nada que vcs escrevem. Perdi meu tempo lendo tanta baboseira…..

    0

    0

  • SEU IMBECIL SE AQUIETE DENTRO DA SUA IGNORÂNCIA POLÍTICA E VÁ VIVER COM O DINHEIRO QUE TU SABES ONDE ESTÁS
    META O RABO ENTRE AS PERNAS BAIXE A ORELHA DE JUMENTO E VAIS FALAR ASNEIRAS PARA SEUS COMPARSAS

    0

    0

  • Me sinto desanimado e pessimista com o Brasil. Eu me pergunto como puderam eleger uma pessoa tão despreparada, tão sem educação, tão antiga nos pensamentos, tão retrógada e com tanta vocação para briga até com os que lhe apoiaram. Bolsonaro é o termômetro do nível de ignorância e alinação do povo brasileiro, e esse nível é ASSUSTADOR. Um povo facilmente manipulado pelos meios de comunicação, explorado por charlatães pseudo religiosos, explorado por qualquer propaganda barata. Vida de gado, basta ver as platéias do Faustão, do Silvio Santos, do bispo Macedo etc etc etc Aí cabe a pergunta, como deixaram chegar nesse ponto ? Negligência com a educação, o somatório da indiferença das elites brasileiras com o destino do povo ao longo do tempo.. Resumindo, o povo que elegeu Bolsonaro é muito mais preocupante que o próprio Bolsonaro. É um povo que lota as “igrejas” dos charlatães, é um povo crédulo, é um povo que pode comprar um celular e acreditar em todo besteirol que lê e, sem educação suficiente para discernir entre o certo e o errado, entre a verdade e a mentira. A parte mais consciente e politizada da população é hoje refém desse mar de semianalfabetos. O mesmo ocorre no Congresso Nacional. Os bons partidos são reféns dos partidos de aluguel, os fisiológicos, aqueles que têm donos, aqueles que receberam propina do hoje preso, o deputado Eduardo Cunha para derrubar a presidente eleita Dilma com falsos argumentos. A sopa de maldades levada à efeito pela grande mídia, parte do setor jurídico, procuradores vaidosos, juizeco carreirista, empresários e políticos inescrupulosos resultou nesse monstrengo que é o nosso poder executivo atual. Desde a desastrada declaração do derrotado Aécio Neves, de que não deixaria a presidente Dilma governar, tudo que aconteceu daí por diante, toda instabilidade política trazida, Lava jato, etc etc com certeza geraram um prejuizo de bilhões e bilhões de dolares e fuga dos investidores. Isso deveria ser cobrado dessa gente. Tudo pelo poder. Agora aturem Bolsonaro e não fiquem gemendo.

    0

    0

  • Caraca .. tem gente que vive em outro planeta. Quem não sabe..que não vê que o Bolsonaro não governa mais! Fica o tempo inteiro apagando incêndios de seus 3 meninos… O tempo inteiro desmentindo o “vaitraube” da educação. Desmentindo a Damares que jura que bateu o maior papo com Cristo no pé de goiabeira. O cara fica o tempo todo fazendo live. O ‘mito’ fica o tempo todo “tuitando”. O tempo inteiro de joelho para uns pastores picaretas (tem pastor bom? me fale… não vale Malafaia, Feliciano, Valdomiro, bispo Edir né? cita outros) recebendo benção…Meu.. quem acredita ainda que Bolsonaro tem a rédeas do governo nas mãos? Sem ofensa, táÓquei.. só pare para pensar. Antigamente ouvia ou monte de gente falando que petista era fanático. Bolsominion é bobo, fanático, maluco, ‘maria-vai-com-as-outras’ e outras coisas mais … Pensei que depois do PT as cabeças que viriam seriam arejadas… Rapaz, já estou sentindo falta dos lulistas, dilmistas.. pelo menos dava pra conversar!

    0

    0

Deixe uma resposta