RICARDO CAPPELLI: A lição de Rafael Correa: união pela esperança

A lição de Rafael Correa: união pela esperança
Botão Siga o Disparada no Google News

O ex-presidente do Equador e principal líder político do país assumiu a posição de um verdadeiro estadista: será candidato a vice-presidente na chapa do economista Andrés Arauz.

Rafael Correa repete o gesto da ex-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner. Dois gigantes colocando o interesse nacional acima de seus projetos pessoais e/ou partidários.

A lição de Rafael Correa: união pela esperança

Do Equador vem outra lição. A candidatura será pela Frente União Pela Esperança, organização que reúne diversos partidos e organização sociais e indígenas. A Frente vai além da esquerda, agregando também o Centro Democrático.

O Equador vive um drama muito semelhante ao brasileiro. Operações judiciais-midiáticas foram a fachada institucional para solapar a democracia.

Traído por seu sucessor, Correa foi implacavelmente perseguido. Acabou condenado a oito anos de prisão. Está exilado na Bélgica. Nesta semana, a ex-ministra María de los Ángeles Duarte, condenada no mesmo processo, se refugiou na embaixada da Argentina em Quito.

Qualquer semelhança não é mera coincidência. Estamos diante de uma Nova Operação Condor no continente com o objetivo de desestabilizar os países, prender seus líderes populares mais importantes e sequestrar suas riquezas.

Na Argentina e no Equador, Cristina e Rafael compreenderam a gravidade do momento e a necessidade de ampliar, projetando novos nomes e construindo Frentes – se engana quem diz que o peronismo possui similaridade com qualquer partido brasileiro.

Se as situações são tão semelhantes, por que as respostas são tão distintas? Por que no Brasil o campo popular e democrático está fragmentado?

Não há argumento racional capaz de sustentar a atual divisão na disputa eleitoral nas principais capitais do país.

É correto colocar projetos individuais e partidários acima do interesse nacional e da vida do povo? A ameaça fascista é real ou apenas um discurso engana-trouxa? Não existe mais projeto coletivo no Brasil? A esquerda morreu?

A oposição grita que Bolsonaro é um monstro e desenvolve teses sociológicas complexas para tentar explicar a indiferença da sociedade à política insensível e genocida do capitão na pandemia.

Está em curso um genocídio no Brasil? Um desmonte do país? Qual a atitude diante desta barbárie? A divisão pequena e mesquinha? O cada um por si e o povo que se dane? Adotar o cinismo como prática política é inaceitável.

Nossos irmãos equatorianos repetem nossos vizinhos argentinos e nos apontam o caminho. Uma Frente União Pela Esperança, ampla, um grande esforço de salvação nacional.

O tempo está correndo. Cabe aos nossos principais líderes escolherem seus lugares na história. Gigantes ou pigmeus? Que a esperança vença a miopia.

  1. Ricardo, vc se esquece de muita coisa:
    1- a uniao das esquerdas no equador, com correa de vice soh foi fechada nas vesperas da eleicao
    2- na argentina foi a mesma coisa que no equador, nao foram 4 anos de uniao
    3- aqui no brasil eu penso q lula sera sim vice, mas do haddad, o gesto eh o mesmo de 1 e 2 acima, as figuras mais populares abrem mao da cabeca de chapa devido a tambem alta rejeicao, para ter alguem com maior possibilidade de conquistar parte dos redutos do atual governo na cabeca de chapa. Claro que haddad / lula nao ira te agradar mas eh igual 1 e 2 acima. Mas pra que anunciar isso agora? Eh melhor deixar o lula como alvo de ataques ate as vesperas q expor gaddad a ataques
    4- vc sabe muito bem que o brasil proibiu a aluanca entre partidos na eleicao pras assembleias e que isdo leva a todos lancarem candidatos na majoritaria para tentar salvar o partido
    5-“Operações judiciais-midiáticas foram a fachada institucional para solapar a democracia.”, Eh, mas vc tava la no inicio disso apouando a derrubada da dilma, nesses moldes..

    1. Lula vice do Haddad? Esqueceu que o antipetismo é a maior força política do momento e que qualquer Zé Mané que use isso ganha fácil da chapa do PT? Esqueceu que o poste sem luz foi duas vezes humilhado – 2016 e 2018? Esqueceu que Lula já perde para Bolsonaro em diversas pesquisas – desde DataFolha a Paraná Pesquisas? O PT tem que fazer a AUTOCRÍTICA e ter a humildade de sair da disputa e não atrapalhar o resto da esquerda!! Talvez assim o PT “recupere” uma parte da credibilidade que perdeu…

  2. Enquanto isso, aqui no Brasil, a união das esquerdas – progressistas e de centro – é impedida pela arrogância, prepotência, egoísmo, caudilhismo e egocentrismo do Sr. Luiz Inácio da Silva, mais conhecido entre seus fanáticos por LULA e também pela ala burocrática do seu partido, o Partido dos Trabalhadores, mais conhecido por PT – sedento por vingança e poder, nem que para isso faça, de forma sem vergonha, com que a esquerda perca eleições para a direita antidemocrática. Cristina e Andrés são gigantes, Lula é nanico.

  3. Lula não é capaz de um gesto de grandeza como Correa e Cristina. Ele é muito pequeno para isso.

Deixe uma resposta