Jornalismo marrom de esquerda manipula entrevista de Ciro

A manchete do site da “Revista Fórum” diz o seguinte: “Ciro ataca PT, diz que Flávio Dino perdeu a noção da realidade e chama Boulos de radical”.

No corpo da matéria, a RF diz que Ciro em entrevista a Datena “fez um balanço das eleições municipais atacando não só o ex-presidente Lula e o PT como também o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), com quem sempre teve boas relações.”

Li com a atenção a matéria em busca: (1) da frase exata da caracterização de Boulos como radical, (2) do contexto no qual se encontra a avaliação de Ciro de que “Flávio Dino perdeu a noção da realidade” e (3) do “ataque ao PT”.

Primeiramente eu procurei na própria matéria da RF, depois eu fui à integra da entrevista. Confrontando a manchete da RF com a matéria e com a íntegra da entrevista, posso afirmar que a RF praticou jornalismo marrom.

Senão , vejamos:

(1) Diferentemente do que diz a manchete da RF, Ciro não chamou Boulos de radical. Ciro disse exatamente o seguinte (a partir do instante 6:10 do vídeo da entrevista) (veja link de acesso abaixo):

“… e esta coisa do Boulos chegar, significa o seguinte: agora a gente pode expressar predileção por uma esquerda mais radical sem precisar explicar bandidismo, contradição econômica, fracassos extraordinários do desenvolvimento do país…”

Portanto, a manchete da RF mentiu. A fala Ciro diz que, com Boulos, ele pôde dar seu apoio sem o constrangimento de ter que explicar “malfeitos” e o desastre econômico do governo Dilma, como seria o caso de um eventual apoio a candidatos do PT. Trata-se, como se vê, de um elogio a Boulos e não de uma desqualificação, como afirma a manchete.

(2) A manchete também diz que Ciro considera “que Flávio Dino perdeu a noção da realidade”. Vamos a íntegra da fala de Ciro (a partir do instante 7:20):

“O Flavio Dino resolveu não apoiar ninguém no primeiro turno. Os três candidatos que ele sinalizava ficaram fora do segundo turno… E vai votar com camiseta ‘Lula Livre’. Essas pessoas, eles perderam um pouco a noção da realidade do nosso povo. Quem ganhou (foi) quem soube interpretar com humildade o sentimento popular.”

Portanto, a manchete também mentiu neste ponto, porque nada há na fala de Ciro que demonstre a desqualificação de Dino como afirma a RF. Dino e seus apoiadores “perderam um pouco a noção da realidade do nosso povo”, segundo Ciro, devido ao comportamento deles durante a campanha.

(3) Por fim, vamos analisar a expressão contida na manchete que diz que “Ciro ataca PT”. O termo “ataque” não tem respaldo no que disse Ciro em nenhum momento na entrevista.

Ele fez sim críticas firmes e baseadas em fatos que Ciro considera reais.

Para o jornalismo marrom da RF, apoiador servil e acrítico do pior petismo, toda crítica é “ataque”.

Ciro falou do PT mais clara e diretamente o seguinte (a partir do instante 6:35): “… (o PT) não tem humildade nem capacidade de compreender, de se reconciliar com o povo, insistindo nesse hegemonismo…”

A manchete da Revista Forum é mentirosa e é desmentida pelo próprio corpo da matéria. Se consultarmos a íntegra da entrevista, a manipulação da RF fica mais clara ainda.

A Revista Fórum pratica o velho e conhecido jornalismo marrom… E pensar que tem gente séria compartilhando este lixo.

Jornalismo marrom de esquerda manipula entrevista de Ciro gomes flávio dino

3 Comentários

  • Assisti a entrevista e realmente não teve ataque algum, o PT e sua mídia manipuladora está fazendo um esforço bem grande para não deixar seu eleitorado procurar outra alternativa pelo jeito o Ciro foi declarado inimigo mortal pela burocracia lulopetista corrompida, e tem um caminho espinhoso pela frente para reverter isso.

    0

    0

  • Na verdade essa turma xiita do PT tem um certo incômodo com o Ciro, porque sabe que ele não precisa ficar explicando o Mensalão, o Palocci, que roubou 100 milhões o Temer, o Eduardo Cunha e estão percebendo que a única saída para tirar esse monstrengo do Governo, é o Ciro. Já perceberam, também, que o Flavio Dino é gente boa, mas, ainda não pode “sentar na janela”, vai precisar jogar um pouco mais de política (essa de ir votar com a foto do Lula, não pegou bem, ainda mais sabendo que o Lula apoiou o Sarney contra ele).

    0

    0

Deixe uma resposta