Ciro Gomes e o PDT submetem Boulos e o PSOL à realpolitik

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, líder do grupo político que governa o estado há quase três décadas com muito sucesso, obteve de Guilherme Boulos o apoio mútuo do PSOL ao PDT em São Paulo e Fortaleza no segundo turno.

O PSOL declarou neutralidade em 2016, quando houve um segundo turno idêntico na capital cearense entre o PDT e o bolsonarista motineiro Capitão Wagner.

O moralismo sectário do PSOL só funciona quando o partido só disputa eleições parlamentares. Para disputar eleições majoritárias a politica real se impõe. Foi isso o que Marcelo Freixo aprendeu a duras penas sofrendo sucessivas derrotas avassaladoras no Rio de Janeiro.

Aliás, Manuela D’ávila está com o mesmo problema. A candidata do PCdoB na verdade é a candidata do PT em Porto Alegre. O PCdoB não joga papel quase nenhum nas pautas identitárias da candidata e não serve como moeda de troca para o Ceará, onde o partido tem pouca expressão atualmente, além de estar a beira da extinção pela cláusula de barreira. Manuela vai ter que impor ao PT o apoio a José Sarto, o candidato dos Ferreira Gomes em Fortaleza.

O problema é que apesar do governador Camilo Santana ser formalmente do PT e ja ter apoiado o trabalhista Sarto no primeiro turno, Luizianne Lins, a ex-prefeita petista, que ficou em terceira colocada, odeia Ciro e seu grupo hegemônico no Ceará. Foi essa a pauta da reunião entre Ciro e Lula armada por Camilo Santana algumas semanas atrás.

O PT vai ter que conseguir controlar sua candidata derrotada e apoiar o PDT contra o bolsonarismo miliciano em Fortaleza, se não, nada feito em Porto Alegre.

A hipocrisia dos falso-moralistas hegemonistas e dos sectários amantes da derrota cobra seu preço.

Apoio acrítico sem reciprocidade por exigência moralista para lutar contra a direita malvadona nunca mais.

Ciro Gomes e o PDT submetem Boulos e o PSOL à realpolitik ciro gomes boulos

5 Comentários

  • “Apoio acrítico sem reciprocidade por exigência moralista para lutar contra a direita malvadona nunca mais.” É assim que se apequena esbravejam que não são puxadinho de ninguém são direita. Nesse momento essa estratégia além antipatriota retrata tudo o que realmente o que é: PDT há 16 anos só apoia corruptos e fisiológicos em Porto Alegre. Fortunatti foi o pior prefeito da história. Se quiser ver gente comendo lixo em container e professor apanhando, vem pra cá.
    Governaram aqui com PMDB, PP, PSDB, DEM… só gente honesta.

    0

    7

    • Direita é pt de recife aceitando apoio de BOLSONARISTA CORRUPTO

      1

      0

  • Lulopetismo no caminho da extinção. Morre escorpião! Traidor do povo brasileiro.

    3

    0

  • Ignorância ou má fé. Governadores do Ceará- Tasso Jereissati (PSDB)95-02; Lúcio Alcântara (PSDB) 03-07. Cid Gomes (PSB) 07-15. Camilo Santana (PT) 16-presente. O Ciro é líder desse povo todo?

    1

    0

  • O consenso em torno de uma pauta maior para o país precisa ser mais debatido nas eleições municipais e a esquerda precisa aprender a conviver com as diferenças, inclusive dentro do seu espectro político. A falta de pluralidade e a ausência de reflexão salta a nossos olhos nas correntes extremistas. É sempre mais fácil perceber o quão imbecil é o extremismo quando analisamos a extrema direita. É imbecil, não raciocina, impõe sua verdade e não faz autocrítica. Não esqueçamos que o extremismo é característico da psique humana e não de um grupo político. Ninguém gosta de ouvir a verdade quando esta abala seu censo de realidade. Dá preguiça pensar.

    1

    0

Deixe uma resposta