Ciro Gomes e a visão econômica cristã

Por Jaquelini de Souza - Ao ser sabatinado pela Globo News, uma das últimas perguntas, a do jornalista Mário Sérgio Conti, se referia ao país que servia de modelo. Ciro respondeu, categoricamente: Alemanha. Pra mim, ali ficou mais do que claro o centrismo (à esquerda para se fazer justiça) de Ciro.

Por Jaquelini de Souza – Ao ser sabatinado pela Globo News, uma das últimas perguntas, a do jornalista Mário Sérgio Conti, se referia ao país que servia de modelo. Ciro respondeu, categoricamente: Alemanha. Pra mim, ali ficou mais do que claro o centrismo (à esquerda para se fazer justiça) de Ciro.

A Alemanha é referência para Ciro por ter superado a tragédia da Segunda Guerra e por ser um dos melhores países para o trabalhador no mundo, e ele ainda falou que há anos pratica a Economia Social de Mercado. Esta postura econômica melhor desenvolvida por Alfred Müller Armack foi posta em prática no primeiro governo pós-nazista, do presidente Konrad Adenuer, que escolheu para ser ministro da economia Ludwing Ehard. Ambos pertenciam ao recém criado União Democrata Cristã, ou CDU em alemão, partido da atual chanceler Angela Merkel.

A Democracia cristã como postura política é centrista por natureza, já que busca ser uma economia de mercado que atenda a todas as necessidades da comunidade, ou seja, unir liberdade (direita) com igualdade (esquerda) através da solidariedade (o valor cristão). Sua vertente econômica é a Economia Social de Mercado, que busca o mais completo bem – estar social possível, em uma sociedade que cultive a solidariedade e não o individualismo.

A Democracia Cristã alemã é fruto da experiência das visões políticas da igreja católica e sua doutrina social junto com a visão luterana de ser um dever cristão se envolver na vida comunitária para a promoção do bem – estar de todos através de seu sacerdócio universal (nas profissões), a velha ideia de vocação explicitada por Weber em A ética protestante. Com isto não estou dizendo que Ciro é um cristão piedoso, mas que sua visão econômica vem da experiência da Democracia Cristã alemã.

Por: Jaquelini de Souza.
Historiadora, cristã e protestante.

Sair da versão mobile