Datafolha: Lula lidera; Ciro bateria Bolsonaro

Lula
Botão Siga o Disparada no Google News

Foi divulgada a mais esperada pesquisa eleitoral realizada até este momento para as eleições presidenciais de 2018. Passada a greve dos caminhoneiros, o Datafolha foi às ruas nos dias 6 e 7 de junho para saber como está a vontade do povo para outubro. Lula, novamente, foi o destaque da pesquisa.

Impressiona. São dois meses de prisão, uma única aparição “pública” (em depoimento ao juiz Bretas como testemunha de Sérgio Cabral) e Lula continua liderando com folga as intenções de voto.

Sem Lula, mais de um terço dos eleitores se declara “sem candidato” (34%). Nesse cenário, Jair Bolsonaro mantém seus 19%. Seu apoio declarado à greve dos caminhoneiros não gerou melhora de desempenho. Ciro Gomes, por sua vez, chega a 11% na hipótese de o PT não disputar o pleito, ficando com 6% caso o ex-presidente consiga se livrar na Justiça para concorrer.

Marina Silva também apresenta resultados bem diferentes com ou sem Lula na disputa. 10% dos entrevistados escolheriam a ex-ministra nas urnas mesmo com o petista na disputa; sem ele, 15%.

Simulando diversos cenários hipotéticos para o segundo turno, a pesquisa traz resultados igualmente impressionantes.

Lula venceria – muito tranquilamente – Alckmin, Marina Silva e Bolsonaro.

Se as eleições fossem hoje, Marina venceria os demais concorrentes sem a presença de Lula caso estivesse no segundo turno. As avaliações mais recentes, contudo, dão conta de que caso o petista não consiga lançar sua candidatura, o segundo turno seria composto por Ciro Gomes e Jair Bolsonaro. A vitória, apertada, seria do candidato trabalhista. O paulista radicado em Sobral-CE, inclusive, ratificou o fortalecimento observado nas últimas semanas, como mostra a pesquisa do Datafolha. Ciro venceria também Alckmin e Haddad no segundo turno.

Na sexta-feira (08 de junho), o PT lançou a pré-candidatura de Lula, mostrando que o partido levará até as últimas consequências a intenção de eleger novamente o ex-presidente.

Candidato ou não, Lula desempenhará papel fundamental nas eleições de 2018. 40% dos entrevistados que declararam voto no petista disseram não ter em quem votar caso ele não participe da disputa. Ao que tudo indica, Lula livre vencerá; Lula preso decidirá quem será o Presidente da República a partir de 2019 (para o bem ou para o mal).

Destacam-se também os péssimos resultados do PSDB em mais uma pesquisa eleitoral. Em todos os cenários de primeiro turno, Alckmin variou entre 6% e 7%. Será mais uma semana tensa para o ex-governador do estado de São Paulo, que vê Doria, no retrovisor, pedindo passagem.