Impressões sobre a disputa à presidência da Câmara

Desenha-se com clareza uma vitória de Bolsonaro. É uma tragédia, num país com 225 mil mortos pela irresponsabilidade e conduta criminosa do governo e das Forças Armadas.

Diante da disponibilidade de R$ 3 bilhões para a compra dos deputados do centrão, o que poderia ser feito pelas forças democráticas, pensando-se no mundo real?

De todas as táticas, a purista é a pior. É cômoda, por não entrar na política em uma disputa que se tornou estratégica para o governo. A tática purista lembra o PT dos anos 1980, o PT do colégio eleitoral em 1985 e da Constituinte, em 1988. Malabarismos estéreis para a plateia. Não intervém no jogo. O que têm a falar é: “Vejam, vivo na lama, mas sou limpinho”.

Rodrigo Maia sai minúsculo dessa refrega, ao querer uma candidatura de direita pura e dura, na qual a esquerda entraria como figurante. Esfacelou-se no meio do caminho. Errou feio.

A derrota de Bolsonaro só poderia ser obtida com uma aliança ampla, que colocasse taticamente juntos a esquerda, a centroesquerda e um pedaço da direita.

O que a situação deste final de noite revela? Que PSDB, DEM e MDB vivem uma crise estrutural. No Congresso, são os maiores derrotados. Mesmo assim, não há o que comemorar: a vitória de Bolsonaro é uma derrota pesada para a esquerda e para o povo.

Espero que os que atacam as frentes amplas – por coerência – parem de falar em impeachment. Ele só será obtido com os votos de 2/3 dos deputados. Que não se encontram exatamente na banda canhota do Legislativo.

Rodrigo Maia

1 Comentário

  • Do presidente do PSOL na Carta Capital: “A gestão do Rodrigo Maia foi um desastre. Ela foi fiadora de todas as medidas econômicas que tiveram como objetivo retirar direitos do povo brasileiro, seja no governo Temer ou no governo Bolsonaro. Reforma da Previdência, da Trabalhista, da Lei das Terceirizações, do Teto de Gastos, as medidas mais agressivas que foram aprovadas desde a consolidação da Constituição de 88 foram aprovadas na gestão do Rodrigo Maia.” E é esse cara, essa turma que está sendo cortejada pelo Ciro?

    0

    0

Deixe uma resposta