A vitória dos Estados Unidos

ONES MANOEL A vitória dos Estados Unidos brizola allende imperialismo brasil chile
Botão Siga o Disparada no Google News

Estou assistindo vários depoimentos dos participantes da campanha da Legalidade para escrever uma seção do meu livro. Em uma palestra de 1987, Brizola conta a história da expropriação da ITT no Rio Grande do Sul e lembra a longa luta latino-americana para instituir um sistema de telefonia não controlado pelos monopólios dos EUA. Brizola ainda afirma que a luta foi tão grande que nem os militares, servos do imperialismo e da burguesia interna, destruíram esse legado e que a Telebras é fruto de todo esse processo nos anos 60. Mais ou menos dez anos depois dessa palestra, FHC tinha privatizado a Telebras.

Em toda América Latina, como no Chile onde a ITT teve papel central no golpe contra Allende, a soberania comunicacional foi perdida para os monopólios dos Estados Unidos. O nível de empobrecimento do debate é tão grande que tudo gira em torno do barateamento do preço de linhas e celulares, como se a privatização fosse a autora disso. O sentido de soberania nacional, defesa das ações do imperialismo, desenvolvimento interno de tecnologia e proteção contra os golpes de estado e espionagem industrial sumiu.

ONES MANOEL A vitória dos Estados Unidos brizola allende imperialismo brasil chile

O Grande Irmão do Norte conseguiu garantir que a nossa comunicação seja o seu quintal para lucro e espionagem. A Bolívia estava tentando desenvolver um sistema de comunicação nacional. Outro golpe de estado interrompeu esse processo. E a consciência liberal e ingênua é tão forte que países com soberania comunicacional, como a China, são atacados com o bordão liberal da liberdade de expressão.

A impressão que fica é que o sangue de Allende e tantos outros foram derramados em vão…