JONES MANOEL: A vitória dos Estados Unidos

ONES MANOEL A vitória dos Estados Unidos brizola allende imperialismo brasil chile

Estou assistindo vários depoimentos dos participantes da campanha da Legalidade para escrever uma seção do meu livro. Em uma palestra de 1987, Brizola conta a história da expropriação da ITT no Rio Grande do Sul e lembra a longa luta latino-americana para instituir um sistema de telefonia não controlado pelos monopólios dos EUA. Brizola ainda afirma que a luta foi tão grande que nem os militares, servos do imperialismo e da burguesia interna, destruíram esse legado e que a Telebras é fruto de todo esse processo nos anos 60. Mais ou menos dez anos depois dessa palestra, FHC tinha privatizado a Telebras.

Em toda América Latina, como no Chile onde a ITT teve papel central no golpe contra Allende, a soberania comunicacional foi perdida para os monopólios dos Estados Unidos. O nível de empobrecimento do debate é tão grande que tudo gira em torno do barateamento do preço de linhas e celulares, como se a privatização fosse a autora disso. O sentido de soberania nacional, defesa das ações do imperialismo, desenvolvimento interno de tecnologia e proteção contra os golpes de estado e espionagem industrial sumiu.

ONES MANOEL A vitória dos Estados Unidos brizola allende imperialismo brasil chile

O Grande Irmão do Norte conseguiu garantir que a nossa comunicação seja o seu quintal para lucro e espionagem. A Bolívia estava tentando desenvolver um sistema de comunicação nacional. Outro golpe de estado interrompeu esse processo. E a consciência liberal e ingênua é tão forte que países com soberania comunicacional, como a China, são atacados com o bordão liberal da liberdade de expressão.

A impressão que fica é que o sangue de Allende e tantos outros foram derramados em vão…

3 Comentários

  • Caro Jones,
    Nenhum combatente morre em vão,tanto é que seu artigo ressalta os nomes de dois grandes líderes.Ademais, nunca é desnecessário observar que o esquerdismo infantil aliado a uma personalidade narcísica -histérica sempre resulta em derrota.
    Abs.

    1

    0

  • El numero de viviendas vacias “gestionables” que estan completamente desocupadas durante todo el ano en las zonas urbanas del Pais Vasco ha descendido de “forma considerable”, en casi 8.200 unidades, en unos 2 anos. Se presenta un escenario pesimista para el mercado inmobiliario norteamericano. El secretario del Tesoro de Estados Unidos, Henry Paulson, ha pronosticado que muchos norteamericanos tendran que resignarse a perder su vivienda, pese a los esfuerzos por impedirlo que realiza el Gobierno.

    0

    0

Deixe uma resposta