A linha do tempo sobre a fake news de que a China escondeu o coronavírus

A notícia falsa de que a China ignorou o problema e tentou abafar quando o coronavírus apareceu, te esconde uma coisa.

O médico que os monopólios de mídia usam como instrumento de ataque anti-China, o senhor Li Wenliang, informou no WeChat (rede social chinesa) a existência da contaminação do vírus SARS, no dia 30 de dezembro.

O médico estava errado, não era um simples vírus SARS conhecido.

No dia 31 de dezembro, ou seja, 24 HORAS DEPOIS, a China informa para OMS a existência de casos de uma nova doença desconhecida.

A partir do dia 2 de janeiro, isto é, 3 dias depois do médico falar no WeChat sobre SARS, médicos chineses começam o mapeamento genético do novo vírus.

No dia 09 de janeiro, o mapeamento do genoma do novo vírus já estava feito.

No dia 21 de janeiro, o People’s Daily, o principal jornal do Partido Comunista Chinês (PCCh), fala da epidemia do coronavírus e anuncia medidas para combater.

Dia 24 de janeiro, o bloqueio total nas áreas infectadas é instituído.

Estamos falando de menos de trinta dias entre descoberta, mapeamento do vírus, formulação de políticas, aplicação das políticas corretas e contenção da infecção.

A notícia falsa de que a China ignorou o problema e tentou abafar quando o coronavírus apareceu, te esconde uma coisa.

Gostaria muito que alguém me mostrasse como, logisticamente, seria possível fazer algo de forma mais rápida e eficiente que isso.

E sim, as autoridades locais de Wuhan tiveram posturas equivocadas. O próprio PCCh sabe disso e fez a crítica pública e aberta. Como esses erros, corrigidos e punidos, podem virar um “a China – o país como um todo – tentou esconder o vírus”?

A linha do tempo com todas as fontes (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_the_2019%E2%80%9320_coronavirus_pandemic_in_November_2019_%E2%80%93_January_2020

***

ERRATA – Eu tinha dito que Li Wenliang, médico chinês que os monopólios dizem que foi preso e censurado (mentira) foi o primeiro a descobrir os contaminados pelos vírus. Errado. A primeira foi Zhang Jixian, premiada no dia 6 de fevereiro. Até nisso os monopólios de mídia estão mentindo.

11 Comentários

  • Pelo que venho lendo esse é o sexto vírus que vem da China, em sendo verdade , a China não tem feito nada para evitar isso.

    3

    2

  • A quantidade de notícias falsas que inventam contra a China é interminável. Não só contra a China, mas contra qualquer país que seja comunista, ou que vá de alguma forma contra a hegemonia liberal. Só sobre o coronavírus, são algumas dezenas de notícias falsas aí (a de que o vírus teria sido inventado em laboratório pelo governo chinês, a de que teria surgido de um morcego, vídeos falsos de pessoas desmaiando na rua, etc.).

    2

    2

  • No seu próprio texto dá pra perceber que houve sim uma grave omissão do governo chinês. Principalmente entre os dias 09 que mapearam o vírus e o 21., assim como nas outras notícias q li sobre a lentidão inicial da China. Pra quem Entende de epidemia sabe que qualquer dia a mais é suficiente pra propagação no mundo. Claro que o governo Chinês tem a maior parcela de culpa na propagação do vírus. Não é pra causar tensão diplomática com a China mas tb não precisa passar pano! É de lá que surgiram as últimas maiores epidemias da humanidades e eles sempre escondem inicialmente. Isso teria evitado o caos que estamos vendo. Não é Fake News é só a realidade. A China demorou p tomar as medidas necessárias sim! Não adianta tb culpar a China pois agora estão fazendo o possível pra minimizar os danos, mas deveriam parar de ser tão soberbos e fazer uma autoanálise. Sobre as fake news em torno da China realmente existem muitas. A questão dos morcegos pode até ser verdade. Não se sabe ainda a origem do vírus. A realidade é que culturas asiáticas tem grande proximidade com animais silvestres sim! Esses são vetores de vírus. É fato! https://www.google.com.br/amp/s/www.bbc.com/portuguese/amp/internacional-51810050

    4

    3

  • Releia o que é dito na timeline no dia 21 de janeiro, confirmando que esconderam informação, mascararam números e fingiram não ser tão importante. Somente a partir deste dia as autoridades chinesas foram orientadas a divulgar informações corretas ao público. O próprio texto menciona que muitas vidas poderiam ser poupadas não fosse o comportamento omisso. After 300 confirmed diagnoses and 6 deaths, Chinese state media warned lower-level officials not to cover up the spread of a new coronavirus.[46] Officials declared that anyone who concealed new cases would “be nailed on the pillar of shame for eternity”, the political body responsible for law and order said. Local Chinese officials initially withheld information about the epidemic from the public. It later vastly under-reported the number of people that had been infected, downplayed the risks and failed to provide timely information that experts say could have saved lives. In its commentary published online on Tuesday January 20, 2020, the Communist Party’s Central Political and Legal Commission talked of China having learned a “painful lesson” from the SARS epidemic and called for the public to be kept informed. Deception, it warned, could “turn a controllable natural disaster into a man-made disaster”.[46]

    4

    2

  • https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/01/24/sob-pressao-china-manobra-para-abafar-emergencia-sanitaria-global.htm

    Essa notícia acima é do dia 24/01/2020. “ O governo chinês, chamado para a reunião, fez questão de pressionar o grupo, mostrando informações sobre o avanço dos casos. Mas, em sua apresentação, Pequim insistiu que suas ações domésticas seriam suficientes e que teria condições, sozinha, de dar uma resposta ao surto….”
    Percebe-se claramente que eles foram omissos. Duas semanas foram suficientes pro virus se espalhar pelo mundo e iremos sofrer as consequências disso. Se vocês querem saber a logística do vírus pra acreditar se houve culpa da China é só observar a velocidade da propagação do vírus dia após dia, através do número de mortos diários da Itália. ler artigos científicos e não políticos. Os especialistas em saúde pública e epidemias que são o grupo certo pra esclarecer essas questões. Já li as matérias científicas sobre o tema e é revoltante essa demora. Não só da China principal culpada, como dos outros governos como o nosso que não caiu a ficha da gravidade do problema no começo. Só acreditam nos cientistas quando tá na casa do sem jeito!

    3

    2

  • O comentarista “Ren” é claramente o mesmo que o “Carol”. Diz para os outros “lerem artigos científicos, e não políticos”, mas vem e posta 2 artigos políticos, e nenhum científico. E um artigo da BBC ainda, que sempre é extremamente enviesada. A informação sobre a origem do vírus em um morcego é comprovadamente falsa. Dizer que asiáticos costumam comer animais silvestres ou é desconhecimento, ou é xenofobia. E que “últimas grandes epidemias da humanidade” seriam essas? O zika, pelo que eu saiba, não veio da China. Nem a AIDS.

    3

    1

  • Léo, Não sou essa pessoa q vc disse. Sou da área jurídica e não entendo muita coisa de vírus. Kkkk. Só que to lendo bastante esses dias. Os artigos científicos e reportagens você que tem que ir buscar com atenção se são pessoas da área escrevendo. Não tenho que convencer ninguém. São fatos! Não é político. A minha intenção foi mostrar a realidade e não ganhar debate. Não é questão de viés. Todos nós temos nossas preferências. Nenhuma imprensa é isenta, mas quem tá falando na reportagem é um cientista. Ignore a revista mas não a fonte! Parece q vc não leu a reportagem…Sobre as últimas epidemias q surgiram pro lado de lá… Pesquise sem viés e verá. Não é questão de debater xenofobia. Isso não deve ser um debate político, mas sim científico. Tem a questao de proximidade de algumas culturas com esses animais vetores. Alguns consideram a carne iguaria… A AIDS e o Zica é outra história e vai pesquisar pra não misturar as bolas. E se vc for pesquisar a fundo verá como surgiu a AIDS. Zica vem do mosquito, nada a ver com a história…. Alguns vírus como o SARS, AIDS, tem relação com a proximidade que algumas culturas tem com certos animais hospedeiros natos desses vírus! Pelo menos foi o q li. Se vc tiver algum texto de Sanitarista. Epidemiologista, ou Cientista da área pra mostra o contrário favor colar aqui. Falei do morcego pq não se sabe sobre o Corona, mas o SARS e o MERS foram do morcego. Os sintomas respiratórios eram semelhantes. Me corrijam se eu estiver errada.
    Reportagem da origem dessas últimas doenças e a relação com o morcego:
    https://www.bbc.com/portuguese/amp/internacional-51453567

    0

    2

  • Tem que se ter ciência de que na China não se sabia que se tratava de um novo SARS altamente contagioso. Apesar da abordagem do vazamento de informações ter sido problemática o pânico generalizado era uma preocupação real. No fim fizeram autocrítica, o prefeito e outros funcionários de Wuhan perderam o cargo! O que querem mais? A Itália e demais países europeus demoraram muito mais para agir, já conhecendo a natureza da doença e estão fazendo menos estardalhaço. Vamos ter clareza! Nesse momento a Itália tem mais mortes que a China e possibilitou os primeiros casos do Brasil. O fato é que a China é país que melhor lidou com caso até o momento e está ajudando mais de80 outros países. Neofacistinha quer fazer estardalhaço pra esconder o despreparo do nosso governo liberal, não cola.

    1

    0

  • Covid-19 é o nome da doença causada pelo vírus. O nome do vírus é SARS-CoV-2, já que é geneticamente bem próximo do SARS. Ambos coronavírus. O SARS de 2012 inclusive foi mais letal que o atual, porem foi rapidamente detido. Não é um simples vírus como o artigo da a entender, nenhum SARS é simples.

    0

    0

Deixe uma resposta