A ficha dos petistas está caindo (Já era hora)

Não vou responder ponto por ponto o texto de Victor Moreto não porque não o conheça, mas porque em grande medida é mais do mesmo. Quero pontuar aqui, no entanto, aquilo que de novidade que começa a surgir nos blogs e no discurso desconsolado petista: a consciência de que não são mais hegemônicos na esquerda.

A tentativa de classificar Ciro como “A nova Marina”, o que no campo pessoal não é senão uma honra para ele, esbarra em duas realidades insofismáveis. Quem aplicou o programa de Marina em 2015 foi o PT, o que levou ao rompimento dos Gomes, e Ciro não foi para a direita, ao contrário, cobra o PT com um programa muito mais progressista do que qualquer coisa que o partido já defendeu nos últimos vinte anos.

Qual o sentido da metáfora petista da “Nova Marina”? É porque “marinar” para eles não significa ir para a direita, eles não se importam com isso, porque já estão na direita junto com Meirelles e Levy há muito tempo. “Marinar” para o PT significa romper discursivamente de forma definitiva com o PT.

Ah, então ex-companheiros, podem acreditar: nós marinamos!

O texto de Moreto, desconsoladamente, reconhece isso. Agora falta o endosso de figuras representativas do petismo.

Isso provavelmente virá quando a tentativa de intriga e enganação sem fim de Lula der com os burros n’agua diante de um Lupi que é filho, filho mesmo, filho espiritual de Brizola, o homem mais traído por Lula e o PT durante toda sua vida.

Desconsolado por reconhecer que o PT não lidera mais à esquerda, Moreto afirma que está tudo bem, porque o PSOL está com eles.

Não vou entrar aqui nas decisões internas de outros partidos, mas aposto que a maioria do PSOL hoje está muito insatisfeita com essa submissão de imagem do partido ao PT.

E o PT não tem mais a maior base social do país, o Lula tem é em sua maioria eleitores de grotões.

Nós sabemos disso, o PT perdeu os sindicatos e a classe média.

E não, Benedita não será vice de Freixo.

E não, no verbete “política econômica” PT e PDT não tem nada a ver. Somos desenvolvimentistas e sociais democratas, não sociais-liberais.

E não, Ciro não interveio no Banespa para privatizá-lo, e sim para deter a falência do banco.

E não, Ciro nunca fez parte do governo FHC, como professor de história Moreto podia passar sem essa vergonha.

E não, Ciro não chamou Lula de “defunto político”, mas de “defunto eleitoral”, porque está impedido pelo judiciário de se candidatar pelos próximos oito anos.

E não, Ciro não cometeu essas agressões antes das eleições, mas depois.

E não, Alberto Fernandez não foi escolhido por ser dócil, mas por ter votos que Cristina não tem e poder governar com pessoas que não governariam com Cristina.

Por não ter acusações judiciais pesando contra ele.

Exatamente como Ciro.

Qualquer criança de dez anos sabe porque Lula, que tem 27% dos votos válidos no Brasil para transferir (e confesso que isso de fato me surpreendeu), deveria ter apoiado Ciro que tem só 13%.

É porque os votos de Ciro não são de Lula nem do PT.

É porque Ciro não responde processos criminais.

É porque Ciro poderia governar com pessoas que não governam mais com o PT.

É porque Ciro ampliava.

E principalmente é porque, se Lula transferia 27% dos votos para o primeiro turno, transferia rejeição de mais de 60% para seu candidato.

Resumindo: de onde o Ciro Gomes tirou que era a vez dele?

Das pesquisas de segundo turno, onde vencia Bolsonaro entre oito e doze pontos enquanto Haddad perdia (com exceção do… Vox Populi)

Fim.

Moreto se pergunta sobre Lula: “Como esse “enganador profissional” conseguiu que um nome ainda desconhecido fora de São Paulo tivesse mais do que o dobro de votos que ele, Ciro, obteve em todo o país?”

Ora Moreto, sendo um enganador profissional!

Ou você se esquece que Lula enganou o povo brasileiro até a um mês das eleições fingindo que seria candidato exatamente para não deixar ninguém crescer na esquerda? Esqueceu que o PT imprimia e distribuía cédulas no Nordeste dizendo que o candidato era Lula?

Não queira equalizar as tentativas de Ciro de conseguir aliados no Centrão, coisa que o PT fez durante todos esses anos, com os crimes de Lula que resultaram no esfacelamento do PSB e sequestro do PCdoB. Elas são exatamente o contrário!

Ciro estava tentando obter tempo de TV para lutar contra o golpe e o neoliberalismo, Lula deu tempo de TV que a esquerda mal tinha para o golpe e o neoliberalismo. Porque? Porque o inimigo de Lula não era o neoliberalismo, era Ciro!

E sendo Ciro, Lula deu cavalo de pau na beira do abismo e caiu nele.

Vocês não queriam que Ciro salvasse vocês do abismo porque, como você mesmo diz, o povo não o elegeu. O que vocês queriam é que ele caísse no abismo com vocês.

A eleição já estava perdida. Todos os menos de 13% dele já haviam sido transferidos e não eram suficientes para o anti-petismo.

Fernando Brito, depois de ofender Ciro a campanha inteira, chegou a pedir, “Ciro, venha morrer conosco!”

Ora Fernando… uma ova!

Agora acabou. Como vocês podem não reconhecer que foram longe demais?

Que toda essa atrocidade política não tem volta?

O PT tem que parar de se comportar como um homem assediador que não se conforma com o fim da relação.

O crime que o PT cometeu com a esquerda e o país essa eleição, não tem perdão.

Não, é não.

O amor acabou.

Por fim, Moreto diz que “O que Ciro Gomes parece querer não é um lugar na presidência, mas na história.”

Não poderia concluir melhor.

Quem quer o poder pelo poder é Lula, é Haddad que prometeu Marcos Lisboa na fazenda e independência do BC.

Ciro quer é mudar o destino do país.

Por Ricardo Franco

17 Comentários

  • Só digo uma coisa: se lula tivesse os votos que diz que tem (inclusive a Globo que o “persegue tanto”), ele não estaria “preso” e concorreria. Sai dessa.
    Qual parte do “Bolsonaro é o antilula conveniente ao petê” não entenderam?

    17

    4

  • O PT não conseguiria eleger nem Jesus !
    O PT queima o filme de qualquer um que se ponha sob a sigla.
    Vão ficar muito tempo sem eleger um presidente, tal qual o PSDB.
    Em 2022, Ciro é a única chance da esquerda.

    11

    1

  • Quando algum texto massageia o ego do Ciro, ele posta na suas redes sociais, agora critica a ele, faz questão de ser áspero e grosso com seus críticos, abaixa a bola Ciro, 2022, tá ali e não estará eleito. Você precisa do PT para isso.. Abraços.

    3

    12

  • Leitura perfeita Gustavo, se o Sapo Barbudo não tivesse feito esses conchavos deprimentes, não estaríamos nessa areia movediça!
    Ciro estaria chegando para trabalhar as 7:00 e sem hora para sair, colocando seu plano para salvar o Brasil !
    Ciro é um monstro para trabalhar!!
    Ciro 2022 aguardem!

    11

    1

  • O PT é uma galinha que cacareja para a esquerda, mas bota ovos para a direita.
    -Leonel Brizola

    12

    0

  • O tempo do PT já passou, obrigado. Agora é Ciro Gomes. Melhor projeto nacional de desenvolvimento que eu já vi. Votarei nele tranquilamente em 2022.

    10

    0

  • Precisas as colocações. O PT é atualmente aquele(a) velho(a) decadente que até pouco tempo acreditava ainda ter o rei na barriga. A realidade, contudo, começa a bater à porta. Ciro é uma liderança de grande tenacidade.

    7

    0

  • Se este blog ou site, qualquer coisa parecida estiver afim de comentar sobre o PT e Lula, deveriam ter um pouco de humildade e recorrer a mais fontes do que tentar construir uma narrativa com mais profundidade. Fazer apologia rasa de Ciro Gomes nãp o levará a lugar nenhum. Aliás até onde ele pôde alcançar foi atrelado ao PT, principalmente no Presidente Lula. Sim o velho que acha que tem o rei na barriga! Aquele que o mundo inteiro aprendeu a respeitar e enxergar que somos uma Nação. Ciro Gomes ainda não passa de um falastrão, tem a boca na testa. Na hora do pega pra capar ele não passa de um Camaleão;

    2

    12

  • o Ivan no comentario acima tenta fazer uma critica ao Ciro e, claro, faz a única possível: de linguarudo…

    chama ele de corrupto Ivan….

    LULA TA PRESO BABACA!!

    chega de fake-esquerda… chega de PT

    a história mostrará quem foi o Lula… a medida q os fatos estao sendo maturados pelo tempo, fica mais claro q o molusco nos traiu!!

    lulaminion relativiza as sacanagens do PT, assim como os bolsominions fazem com o bozo…

    CHEGA DE FAKE-ESQUERDA

    7

    0

  • Durante todo o período da bonança das commodities, o Brasil estava se desindustrializando pesadamente, devido manter a mesma política economica neoliberal no Banco Central (cambio flutuante, meta de inflação e juro alto).

    Já dizia Leonel Brizola: “o PT é que nem galinha: cacareja na esquerda, mas bota ovo na direita.”

    6

    0

  • Nem um, nem outro… Ciro pode ser menos pior que o petê, vá lá, mas vai fazer conchavos da mesma maneira, vai beneficiar poderosos da mesma maneira. Eventualmente, muda um beneficiário ou outro, nada mais. Não dá mais pé pra democracia representativa. Eu quero alguém que tope iniciar a transição de democracia representativa pra democracia direta, com o auxílio das novas tecnologias como blockchain. Tem que começar a falar disso agora, fazer testes, provas de conceito. Ninguém fala disso. E eu cansei, são TODOS da “velha política”. A “velha política” é a atual e o Ciro é da gema. Assim como o Lula. Só são menos piores que a direita.

    0

    6

  • Infelizmente, meu sentimento em ralação ao Lula é de profunda decepção. Lula não traiu apenas o Ciro mas toda esquerda progressista que o apoiou. A cada entrevista, ele se mostra mais patético, querendo manter uma pose que já não lhe cabe mais e isso só reforça minha escolha no Ciro. E estatei com ele, de novo, em 2022 com ou sem Lula.

    4

    0

  • Estou com Ciro Gomes, vamos faze-lo presidente do Brasil nas eleições de 22. Vamos deixar o Lula e o PT de lado. Temos esses anos até as eleições para ir conversando com as pessoas próximas e explicando o projeto do Ciro e desmontando todas as mentiras e ataques que surgem de todos os lados. Uma coisa que percebi nas ultimas eleições, foi que quem se declarou candidato a mais tempo, saiu na frente na formação de eleitores engajados . Vamos fortalecer o “Projeto Nacional de Desenvolvimento”.

    1

    0

  • Chega de PT, ok, sigma o caminho de vcs, vai com Deus, são livres para seguir e compor com quem quiser. Só quero ver até onde vão, lembrando que o pt, goste ou não, é o partido de preferência nacional dentro todos os partidos, e não estou me referindo apenas à esquerda, mas dentre todos os espectros ideológicos. Estão reclamando de polarização, de fato, sem PT não haveria polarização, seria apenas a direita e a extrema direita. Sem PT não estaríamos defendendo tudo o que foi conquistado nos últimos 14 ou 15 anos, não estaríamos discutindo os programas sociais como bolsa família visto que nunca teria existido, ou a valorização do salário mínimo, ou o privatização ou não da pretrobrás, ou a entrega do pre-sal descoberto por meio de maciços investimentos em pesquisa e tecnologia, assim como o porque nada disso teria sido feito posto que dificilmente a esquerda chegaria ao poder sem um partido do tamanho do PT…. desculpe, mas querer chegar ao poder desconstruindo o pt é burrice

    1

    1

Deixe uma resposta