Fundação João Mangabeira realiza seminário sobre programa de governo para Márcio França (PSB-SP)

Hoje, 17 de março de 2018, foi realizado o “Seminário: A Presença de São Paulo no Mundo”, em São Paulo, organizado pela Fundação João Mangabeira do Partido Socialista Brasileiro, em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências de Governo (IBCG).

O objetivo do evento foi debater a elaboração de um programa de governo para o estado de São Paulo. As exposições dos convidados e a conversa entre os participantes foram permeadas por um documento de 40 páginas pré-elaborado pela Fundação João Mangabeira.

O vice-governador Márcio França (PSB) assumirá o governo estadual a partir de abril, quando o governador Geraldo Alckmin (PSDB) terá de se desincompatibilizar para disputar a Presidência da República. Dessa forma, o PSB disputará a eleição ao governo do estado no comando do executivo estadual.

O evento foi aberto pelos organizadores com menção em solidariedade e homenagem a Marielle Franco, vereadora carioca do PSOL executada nesta semana.

Aldo Rebelo no seminário da Fundação do PSB
Aldo Rebelo no seminário da Fundação do PSB em São Paulo

A primeira palestra do evento foi realizada pelo ex-ministro e pré-candidato à Presidência da República pelo PSB, Aldo Rebelo. O ex-ministro falou sobre a história do estado de São Paulo e apontou a segurança e a educação pública como temas principais para o programa de governo do estado.

Em seguida, foi a vez da palestra do cientista político Humberto Dantas sobre “A conjuntura política nacional e estadual, coligação e um programa de governo para os Paulistas”.

Dantas destacou elementos favoráveis à candidatura de Márcio França ao governo, como o fato de que o pré-candidato estará no comando da máquina pública estadual ao tempo da eleição.

Além disso, o cientista político falou sobre a importância da experiência política passada do vice-governador, que articulou uma grande coligação de partidos quando foi prefeito de São Vicente.  Tal fato está se repetindo na pré-candidatura ao governo do estado, visto que o PSB já conta com um amplo arco de alianças que devem garantir um tempo de TV relevante para o candidato. Dantas também considerou que “há um cansaço da população em relação ao PSDB”, que governa o Estado há 24 anos.

Encerrado o período de palestras da manhã, na parte da tarde ocorreu a apresentação das diretrizes, da metodologia e a organização dos grupos de trabalho para discussão da proposta do programa de governo. Por fim, palestrou o professor Sinoel Batista sobre “O Programa e seus desafios: sistematizando as informações para a ação do Estado”.

Segundo Adami Campos, coordenador da Fundação João Mangabeira em São Paulo, o resultado das discussões sobre o documento apresentado no seminário de hoje será apresentado ao pré-candidato ao governo do estado, Márcio França. Confira no vídeo abaixo:

Por Luiz Roque Miranda Cardia e Matheus Pacheco

Deixe uma resposta