Ibope desmente Ibope e reconhece firma

Dando continuidade a comparação dos resultados destoantes da última pesquisa nacional do Ibope com os de todos os outros institutos que foram divulgaram nos últimos dias, em que estranhamente o Ibope aponta uma oscilação negativa dentro da margem de erro de um ponto percentual nas intenções de voto em Ciro Gomes (passando de 12 para 11 pontos) o referido instituto abriu dados para presidente de Minas Gerais e do Distrito Federal, que permitem aprofundar essa análise.

Em MG (TSE BR 00013/2018) o Ibope ouviu 1512 eleitores entre os dias 11 e 13 de setembro.

E Ciro Gomes subiu ali de 9 para 11%.

Aí não precisa nem fazer conta para ver a inconsistência dos resultados da pesquisa nacional Ibope, que dá ao Ciro apenas 8% no sudeste.

Se Ciro tem, como aponta o próprio Ibope, 11 em São Paulo, 11 em Minas, 10 no Rio de Janeiro e 13 no Espírito Santo como poderia ter 8% na média ponderada da região?!?

Essa distorção, quando comparamos os 8 pontos apontados para o Ciro no sudeste pela pesquisa nacional do Ibope para os 10,9% reais que ele possui nessa região que concentra mais de 43% do eleitorado nacional, já anularia com folga a suposta queda de 1 ponto em sua média.

E, como se não bastasse essa discrepância no sudeste, nos outros estados onde o Ibope divulgou pesquisas nos últimos dias tivemos o Ciro subindo de 5 para 8 pontos no Paraná, de 9 para 13 no Distrito Federal e em Pernambuco e mantendo 9 e mantendo 9 no Rio Grande do Sul.

Destes oito estados em que o Ibope realizou pesquisas Ciro subiu 4 pontos em Pernambuco, Espírito Santo e Distrito Federal, 3 pontos em São Paulo e no Paraná, 2 pontos em Minas Gerais e manteve os índices anteriores no Rio e no Rio Grande do Sul.

Como poderia ter perdido um ponto nacionalmente ?

E estamos falando dos 3 maiores colégios eleitorais (SP, MG e RJ) e do quinto, sexto e sétimo (RS, PR e PE), que somados ao DF e ES possuem mais de 60% do eleitorado do país.

Como podemos constatar facilmente quando comparamos as pesquisas por estado do próprio Ibope com a estranha pesquisa nacional que divulgaram na terça feira Ciro está na verdade subindo, assim como apontam todos os outros institutos.

Por Allan Nacif

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta