João Santana sobre Ciro Gomes: ‘É o melhor candidato’

João Santana, o todo poderoso marqueteiro que praticamente governava o Brasil junto com Dilma Rousseff, deu entrevista para o Valor e falou de vários assuntos. Um dos momentos mais chocantes foi quando expôs a completa falta de percepção da realidade de Dilma e seu braço direito Mercadante.

Mas suas falas sobre Ciro Gomes são muito interessantes também. Ele fez críticas muito construtivas ao presidenciável trabalhista. Também em recente entrevista no Roda Viva, o marqueteiro já havia feito comentários sobre Ciro, inclusive insinuando que toparia trabalhar para ele em 2022.

João Santana é uma sumidade no meio do marketing político. Ele é conterrâneo baiano e  “herdeiro” de Duda Mendonça que produziu grandes momentos da política nacional como “São Paulo é Paulo porque Paulo é trabalhador” para Maluf e o “Lulinha Paz e Amor” que elegeu Lula pela primeira vez. João herdou as contas de Duda com o PT após a crise do mensalão, e reelegeu Lula em 2006 com “É Lula de novo, com a força do povo” e “Deixa o homem trabalhar”. Além disso, o baiano possui uma respeitada carreira internacional tendo feito campanha para Hugo Chávez em 2012 e diversos outros candidatos a presidentes de países como Argentina, Angola, El Salvador, etc.

No Roda Vida, João disse que está estudando muito animado a chegada da internet e das redes sociais no marketing político. Perguntado sobre o que o próximo presidente do Brasil deve fazer para chegar lá, ele desconversou. Esse conselho custa muito dinheiro para ser dado publicamente assim em uma TV aberta.

João quer voltar para o jogo. Apesar de ter comparecido ao Roda Viva de tornozeleira eletrônica, ele quer se cacifar nacionalmente novamente, e Ciro seria seu preferido. Porém, ele sabe que é dificílimo algum candidato relevante contratar uma pessoa com os predicados judiciais dele, principalmente se tratando de um delator premiado pela Lava-Jato.

No entanto, as equipes de Duda e Santana permanecem trabalhando por aí, e os dois continuam atuando como consultores de altíssimo nível. Talvez seja bom para Ciro ouvir os conselhos de João de vez em quando assim como esses dados na entrevista para o Valor, ainda que eu não concorde com todos eles:

Segundo ele, Ciro Gomes (PDT) é o melhor candidato e seria o melhor presidente eleito em 2022, pois tem facilidade para compor com a esquerda e com a direita. ‘Mas não está enxergando algumas coisas. Não está enxergando o eleitor. Está fazendo a melhor pré-campanha ou campanha que já fez até agora, mas, ao mesmo tempo, está começando a entrar em equívocos de postura. Está repetindo. O Ciro tem que saber uma coisa, e quem sou eu para estar ensinando ao Ciro? Estou falando como humilde espectador, mas não tão humilde porque conheço um pouco da relação com o eleitor’, observa.

Para o ex-marqueteiro, o eleitor quer o melhor candidato, mas não o primeiro da classe. ‘O Ciro quer ser o primeiro da classe. Ele tem o melhor discurso, a melhor proposta e a melhor crítica, mas está começando a ficar ‘over’ ‘, emenda. Segundo ele, Ciro já foi ‘over’ do ponto de vista moral, ao cometer erros escatológicos, e agora corre o risco de fazer o mesmo quando fala de economia e outros assuntos. ‘Tenho medo do que possa acontecer.’ Novamente a pergunta é compulsória. Faz-se necessário saber se o comensal fará a campanha de Ciro Gomes. Santana nega e diz que não sabe o que fará da vida.

João Santana sobre Ciro Gomes É o melhor candidato joão santana ciro gomes

Deixe uma resposta