Kátia Abreu: a melhor dos vices em disputa

O nome de Kátia Abreu como vice do Ciro Gomes gerou celeuma nas redes.

Não se enganem, na maior parte essa celeuma veio de falsos apoiadores de Ciro, gente do PSOL e do PT pronta a falar o famoso “ah, eu ia votar, mas agora…”

O PSOL tem feito isso sistematicamente com todas as posições de Ciro, porque Ciro tomou grande parte do eleitorado potencial de Boulos e está cerceando seu crescimento. O fariam mesmo que Ciro elogiasse publicamente o PSOL.

A máquina de rede do PT também já está a toda, seu alvo prioritário agora é desgastar Ciro Gomes, a picada do escorpião atinge mais uma aliada fiel: Kátia.

Mas também não podemos nos enganar, boa parte dos eleitores de Ciro que estão aí no dia a dia das redes não receberam bem o nome dela.

Basicamente se acusa Kátia de ser ruralista, antiecológica, inimiga de índios e de direita.

Eu sinceramente acho que essa rejeição de alguns companheiros é um equívoco. O nome de Kátia Abreu tem várias vantagens e ela é pessoa de imensas qualidades.

Você pode discordar de que era a melhor opção, mas peço que considere os seguintes fatos:

1) ANTI-TEMER – Kátia é hoje claramente uma política de centro, que se contrapôs a todas as reformas do governo golpista e denunciou o PMDB, à época seu partido, muito mais do que o próprio PT, chegando a ser expulsa de lá por Temer.

2) LEAL – Kátia foi uma das melhores e maiores combatentes contra o golpe, aliás ao lado de Ciro. É uma democrata. A violência das críticas dos petistas a eles neste momento, não são nada mais que o velho cacoete da traição, ingratidão e desrespeito que caracteriza o partido.

3) PEDETISTA – Quem quer lorota e viagem lisérgica o lugar é lá com o Bolsomito e com a Gleisi. Aqui é a verdade. Fomos isolados. Tentamos construir uma alternativa de centro esquerda com nossos aliados históricos, mas não deu. A vice poderia ter sido a Manu, o Lacerda, mas o PT nos cercou. É a vida. Temos que seguir ampliando ao centro, que sempre foi nosso plano original.

4) MULHER – Kátia Abreu é mulher. E não é qualquer mulher. É uma senhora mulher. Sempre soube se impor nos ambientes mais machistas do país. Sua presença na chapa automaticamente já dá o primeiro passo de Ciro no sentido de se aproximar da paridade de gênero no governo.

5) LÍDER – Kátia foi uma das fundadoras da CNA, que veio esvaziar a antiga UDR e modernizar a organização política dos produtores rurais, sendo tempos depois sua presidente.

6) PRODUTORA – Kátia é representante do agronegócio. Sim, AGRONEGÓCIO, quem acha que Ciro ou o PDT tem problemas com o grande produtor rural está muito enganado quanto a Ciro e o PDT. Não só Ciro tem feito há dois anos uma vigorosa defesa do agronegócio (assim como da agricultura familiar), como Jango e Brizola eram, eles mesmos, grandes fazendeiros. Como dizia Brizola, “nós não somos contra a propriedade privada, pelo contrário, achamos ela uma coisa tão boa que queremos que todos a tenham.” Ela nunca se mostrou defensora da democratização do acesso à terra, mas disso cuidam Ciro e o PDT.

7) DESENVOLVIMENTISTA – Essa escolha é absolutamente coerente com o Projeto Nacional do Ciro, de unir o setor produtivo. As exportações do agronegócio que garantem as divisas internacionais do Brasil, são responsáveis por parte muito grande da arrecadação do Estado. Diante disso, o Ciro sempre colocou o desenvolvimento da agroindústria como 1 dos 4 complexos industriais estratégicos de seu programa de governo.

8) DEMOCRATA – Ela procura soluções de consenso para as contradições do agronegócio. Tem feito defendido diuturnamente direitos sociais, investimento público e procurado entendimento com setores populares do campo, MST e lideranças indígenas. Foi inclusive ministra da agricultura do governo do PT.

9) AMPLIA – Num momento de profundo atentado contra a integridade Nacional e dos direitos da população, temos que ampliar os setores que se integrem à defesa de tudo o que restou do estado nacional brasileiro e do interesse produtivo nacional, não faremos isso em guetos das redes.

10) NÃO TIRA VOTO POPULAR – Por fim, temos que lembrar que nossas bolhas de esquerda na internet não correspondem à realidade do eleitorado brasileiro. O eleitorado brasileiro não sataniza o produtor rural, mas sim a invasão de terras, propriedades e grandes reservas indígenas. Não fazemos isso, somos o partido das reformas de base. Mas uma chapa invasor/índia, com todo respeito que tenho a ela, não passa da Praça São Salvador, no Rio.

11) SERIEDADE – O Brasil passou a considerar mais a escolha do vice. Em nosso país, ele sempre tem grande probabilidade de assumir o governo. Comparando com vices como Eduardo Jorge, Guajajara ou Ana Amélia, Kátia dá de dez em experiência e capacidade. Mostra que Ciro é um candidato sério que pensa seriamente no futuro do país se seu mandato for interrompido. Leal, Kátia não parece o tipo de política que rasgaria o programa de governo que a elegeu.

12) GUERREIRA – Com personalidade forte, não se curva nem aos machistas nem às velhas raposas da política nacional, como puderam experimentar o rosto de José Serra e a quadrilha golpista do PMDB.

Enfim, eu confio no meu partido e em Ciro. Não inventei um 12 para ficar peça de campanha não, mas enfim, também não vou tirar nada por causa disso. Evidentemente, estamos em campanha. Se alguma coisa que escrevi aqui é mentira, critiquem. Se alguma coisa faltou, informem.

Política não é feita de pessoas perfeitas nem de escolhas perfeitas. Quando podemos fazer uma boa escolha, já está bom demais.

E Kátia é uma ótima escolha. Melhor que todos os outros vices. Ciro-Kátia é de longe a chapa mais preparada das eleições, a chapa anti-temer, a chapa anti-golpe, a chapa anti-polarização, a chapa nacionalista, a chapa guerreira.

À guerra.
Pelo Brasil.

4 Comentários

  • “Não se enganem, na maior parte essa celeuma veio de falsos apoiadores de Ciro, gente do PSOL e do PT pronta a falar o famoso “ah, eu ia votar, mas agora…””
    cara, eu não conheço uma pessoa que tenha ficado feliz com essa escolha de vice. Eu estava mto feliz e esperançoso no ciro, tentando ignorar o medo que o lula deixou para nós de sermos traidos de novo por um candidato mais alinhado ao povo. mas não dá, ja estou me desiludindo. Vou votar no ciro, mas é por falta de opção mesmo

    1

    2

  • Melhor escolha não há. Por amor ao Brasil: Ciro/Kátia 2018.

    0

    0

Deixe uma resposta