ORLANDO SILVA: Por que Lula deu uma canelada no PCdoB?

Hoje cedo um camarada me alertou: “Lula foi desrespeitoso com o Partido”. Reagi: “deve ser Fake News!”

Minha reação foi a mesma que a maioria dos nossos teria diante de um registro desses. Lula é muito querido entre os comunistas.

Fui ver a entrevista. E, quando entra em tela o nome de Flávio Dino, o presidente nos brinda, para a minha surpresa, com frases absolutamente dispensáveis.

As pérolas: “o PT é um partido muito grande se comparado ao PCdoB”; “é difícil eleger um comunista e Flávio sabe disso” e “é muito difícil eleger alguém de esquerda sem o PT”.

As mesmas frases ditas por um analista político dispensariam qualquer comentário. Mas, sendo proferidas por Lula, merecem atenção.

O presidente estava num ambiente controlado, sem estresse e pode desenvolver seus raciocínios com clareza e sem pressão.

Lula, como ele próprio disse, sempre contou com o apoio do PCdoB (ele disse 4 vezes, mas na verdade foram 5). O PCdoB é o único partido que o apoiou em todas as suas campanhas presidenciais.

O presidente Lula considerar difícil a eleição de um comunista para presidente não surpreende, afinal, ele considerava impossível uma vitória para o governo do Maranhão. Flávio Dino foi eleito e reeleito governador sem seu apoio. Mas qual a utilidade de reforçar a retórica anti-comunista?

Que o PT é “grande” em relação ao PCdoB não chega a ser uma “descoberta”. O PT é o maior partido político do Brasil – e já conquistou uma rejeição da mesma proporção. Aliás, essa é a principal explicação para ter sido derrotado por um candidato nanico, Jair Bolsonaro, de um partido então minúsculo, o PSL.

Esquerda vencer sem PT? Impossível! Claro! E se um partido de esquerda não estiver aliado ao PT? Esteja certo de que esse partido nem era tão de esquerda assim…esse raciocínio conhecemos desde o final dos anos 70 do século passado.

Flávio Dino é a novidade da esquerda brasileira. Cresceu sem “dedaço” e não incubado por nenhum grande líder. A sua competência já está à mostra no governo do Maranhão. Sua capacidade política é reconhecida até pelos adversários. Flávio Dino opera a política de frente ampla que o PCdoB elaborou, mas aplica com timidez sob os olhares severos e críticos dos “companheiros”.

Anote aí, o elogio do presidente Lula a Flávio Dino é como um “abraço de urso”, daí ser adequado Flávio saber o ponto exato de proximidade – ou será esmagado.

A canelada do presidente Lula no PCdoB ou é um teste para as vértebras dos comunistas ou uma recaída após lembranças da chapa Osmar-Batista-Alemão? De qualquer modo, requer uma resposta fria, como a boa diplomacia ensina.

Assistindo as falas do presidente Lula fiquei um pouco triste, mas bola pra frente!

Ah! E lembrei de Criolo, em Demorô: “onde falta respeito a amizade vai pro lixo…muda essa roupa, corta esse cabelo…”

Por Orlando Silva

11 Comentários

  • Se é difícil eleger um comunista, mais difícil ainda seria eleger um petista.
    O PT não ganhará a presidência do Brasil tão cedo.

    5

    0

  • SAI DESSA DINO, “SÃO LULA” É GRANDE DEMAIS ATÉ PARA O SEU PRÓPRIO EGO.
    FOI ESSE “ESTADISTA, GRANDE LÍDER” QUEM ABANDONOU NOSSO PAÍS NAS PATAS DO BOZO, PRIMEIRO POR TER-SE ENTREGUE AO CARRASCO JUIZECO desMOROnado de MARINGÁ, SEGUNDO POR TER TRAÍDO O CIRO QUE ERA O ÚNICO DA ESQUERDA A PODER DERROTAR O BOZO COM 10 PONTOS % DE VANTAGEM.
    SEMPRE VOTEI NO LULA COMO SEGUNDA OPÇÃO, MAS AGORA #LULANUNCAMAIS….

    3

    1

  • Ciro alertou sobre a natureza do escorpião, engole o choro…

    7

    0

  • desse jeito Bolsonaro se reelege em 22 e de quebra emplaca Moro em 26 e 30

    1

    0

  • Um detalhe, ele foi, não é mais, então se querem tanto usar a palavra presidente, usem “ex” primeiro, pois é o correto.

    0

    0

  • Desculpe ex-presidente, mas voce não tem mais tempo. A vida já lhe deu sua chance e voce não soube aproveitá-la com dignidade. Agora so lhe restam as lembranças do que “podia ter sido” e responder pelo que fez e quem sabe disso e so o senhor e Deus. A sua consciencia ditará o seu futuro e ela é implacavelmente justa.

    0

    0

  • Na esquerda só tem gente ruim. Na esquerda só tem vagabundo. Eu vou dominar o país de novo. Sou o único comunista honesto.

    0

    0

  • Não sou de esquerda nem de direita, procuro sempre por algo que me ofereça liberdade de escolha, sem o estado se meter em tudo na vida do povo.
    Mas, venho através desta parabenizar vocês de esquerda por finalmente descobrirem que o Lula não passa de um Maluf vestido de vermelho, um cara travestido de um discurso falso para agradar as minorias. Uma pessoa que quando esteve no poder fez tudo o que disse que não faria, e o que disse que faria foi mera propaganda.

    0

    0

  • A imprensa de direita suja, querendo minar a esquerda. Tão com medo?

    0

    0

  • Esse Luladrao ja devia o povo ter interrado esse elemento, nogento ladrao e ainda querendo enrrolar o povo novamente, cara de pau, mas o povo acordou Luladrao, enquanto vc estava preso!!

    0

    0

Deixe uma resposta