A bobagem do leite condensado e os gastos públicos

A bobagem do leite condensado e os gastos públicos

GENTE, DESCULPE MAS ACHO A MAIOR ROUBADA a esquerda investir na denúncia do leite condensado. Tudo bem, tem fácil apelo popular, por conta de todas as forças políticas nos últimos trinta anos terem transformado austeridade, corte de gastos e contração fiscal em um valor em si. Eu também entendo que R$ 15 milhões em leite condensado, jogados a seco na cabeça de uma população carente e faminta, causem revolta e tenham um lado para lá de prosaico. É quase piada pronta.

Mas é bobagem. Vai na mesma linha de denunciar as pautas bombas do Congresso, no Dilma II. Eram todas iniciativas que implicavam aumento de investimentos e o PT – imerso num fiscalismo suicida – atuou pesado em sua condenação. Os gastos se referem a todo o poder Executivo e não à presidência da República apenas. As denúncias podem gerar um perigoso efeito bumerangue.

Sou pelo aumento acentuado do investimento público, chamado de gastança pelos ultraliberais. Não conheço nenhum projeto de desenvolvimento que não acarrete enormes, vastos e largos rombos fiscais. Quem conhece o New Deal, o governo JK e o II PND sabe bem disso. Não há exemplo histórico de reativação e dinamismo econômico e aumento da taxa de emprego sem gasto público.

O que equilibra uma economia é o crescimento e não terraplanismo fiscal.

Sair da versão mobile