O que está por trás da mudança de Lula para a Bahia?

Lula está de malas prontas. Vai mudar para Lauro de Freitas na região metropolitana de Salvador na Bahia. Apesar da vontade pessoal dele e da namorada, a Janja, de sair de São Bernardo e ir morar em uma praia nordestina, a mudança de Lula tem causas e desdobramentos políticos profundos dentro do PT.

Com Lula fixando residência na Bahia, o senador Jaques Wagner e o governador Rui Costa se fortalecem dentro do PT, que há muitos anos é comandado do sudeste. É na Bahia onde o PT tem mais votos. A presidente atual do partido, Gleisi Hoffmann, teve que desistir do seu mandato de senadora no Paraná para conseguir um mandato de deputada e não perder o foro privilegiado diante dos inquéritos que enfrenta.

Reorganizando o comando do PT da Bahia, Lula voltaria a ter a última palavra em todas as decisões estratégicas no partido, ao contrário do que aconteceu na eleição municipal de São Paulo, quando não conseguiu impor a candidatura de Haddad e teve que se submeter a Jilmar Tatto, um candidato com força nas bases mas com perspectiva eleitoral pífia.

Com o PT novamente sob seu comando unificado e transferido para onde o partido realmente tem votos, Lula poderia negociar um acordo com o STF para disputar a eleição ao senado sob judice.

Rui Costa, que estaria no fim do segundo mandato, poderia impor sua candidatura a presidente com apoio de Lula, e Jaques Wagner poderia voltar a ser governador.

Uma chapa Lula senador, Wagner governador e Rui Costa presidente, seria crucial para o partido manter sua poderosa bancada de deputados no nordeste mesmo perdendo a eleição presidencial num eventual segundo turno.

Os petistas baianos saem ganhando, Lula cria novas e melhores condições para lutar por sua liberdade, mas os paulistas, verdadeiros donos do poder no PT vão sofrer com o crescimento do PSOL de Boulos. Gleisi Hoffmann e Fernando Haddad, os dois protagonistas do partido escolhidos por Lula na eleição de 2018, saem muito enfraquecidos.

Lula não tem compromisso com os setores mais fracos do partido, e busca cada vez mais compor uma nova correlação de forças internas com os setores que realmente tem votos regionais, como se viu no caso de Luizianne Lins no Ceará. A ex-prefeita e candidata petista se sentiu gravemente traída pelo ex-presidente e o governador Camilo Santana no episódio do encontro com Ciro Gomes que fortaleceu a candidatura de José Sarto do PDT à prefeitura de Fortaleza.

O que está por trás da mudança de Lula para a Bahia jaques wagner rui costa eleições de 2022

62 Comentários

  • Lula senador, Rui Costa presidente e Jaques Wagner pro governo? Cenário factível.
    Mas tb pode ser: Lula governador da Bahia (pra peitar ACM Neto e alavancar a campanha do senador), Rui Costa senador e Jaques Wagner presidente (se perder, ainda terá mais 4 anos de Senado).
    O PT ficaria com o governo da Bahia e 2 senadores.
    E uma candidatura presidencial de JW manteria uma porta aberta para apoiar ou receber apoio de Ciro no 2º turno.

    3

    13

  • …papel aceita tudo….. Lula pensa que compra o bahiano com 10 reais..kk….ledo engano

    16

    3

  • O PT na Bahia está dando seus últimos suspiros. Lula não tem.mais força nenhuma, sua voz não produz eco algum, inclusive em 2022, o nosso governador será ACM Neto. Basta de PT!

    11

    6

  • Lula é um presidiario solto mas condenado, e será condenado em outras ações que correm na justiça. Candidato só a governador da Papua.

    13

    4

  • Tristeza ver dois políticos altamente comprometidos com a corrupção – Lula um condenado em 2 estância e Wagner ainda livre pela excrescência do foro privilegiado e Rui Costa, assecla de um partido manchado pela roubalheira, pleiteando cargos públicos que deveriam ser ocupados por fichas limpas e tão importantes e fundamentais para o desenvolvimento desta Nação.

    12

    3

  • Se depender de mim, Lula e PT
    continuara sendo sinônimo de bandidagem, sem chance para eles.

    7

    1

  • Com tantos lugares no mundo…o que essa miséria…esse ser abominável vem fazer aqui…uma peste dessa tinha que ir morar no quinto dos inferno…ladrão…corrupto…condenado.. aqui não é lugar para vc.

    6

    1

  • Lauro de Freitas já tem muito Ladrão, não precisamos de mais nenhum!
    Fora Lula! O PT nunca mais!
    A Bahia não te aceita aqui não!

    6

    1

  • Triste ver a pessoa dizendo que o governo PT não tem força e o governador será Acm Neto. DEM e PT estão juntinhos em um caso fervoroso de lua de mel.

    1

    1

  • Ôh Carlinha (…”, o nosso governador será ACM Neto. Basta de PT!), vc acha que, com essa escolha, o PT sai da Bahia😧😧. Pense direitinho antes de votar, veja por onde anda seu candidato, proteja sua terra.

    1

    0

  • O PT cresce na Bahia e vai continuar a crescer muito mais com o nosso presidente pertinho de nós. PT pra consertar o que destruíram com o ódio.

    0

    5

  • JÁ FOI O TEMPO DE PT, FORA LULA, RUI E WAGNER, ESTAMOS EM UM NOVO TEMPO.
    CHEGA DE RAPOSAS VELHAS.

    6

    0

  • A POPULAÇÃO DE LAURO DE FREITAS DEVERIA ENXORTAR ÊSSE FUTURO MONTURO À SE ALOJAR [se omiziar] POR LÁ!
    NÃO ESQUEÇAM QUE O LULADRÃO NÃO PASSA DE DEFUNDO POLÍTICO E A ORCRIM-PT, DE UMA AGREMIAÇÃO DO MAU FALIDA E FADADA AO FIM!

    6

    0

  • Quanta ilusão !!! Esse partido das trevas está com os dias contados, cada dia mais afundado na lama e levando seus adeptos….Os baianos estão acordando, graças à Deus! Aquele 75% de votos do Ruim Correria, faz parte do passado….os tempos são outros! Até ACM Neto, que até pouco tempo ainda era admirado , tbm está vendo seu legado ir por água abaixo!
    Nada como um dia após o outro!

    5

    0

  • Ninguém quer aqui este sapo quadrilheiro, vamos fazê uma campanha pra não deixar este verme se estabelecer na Bahia.

    5

    0

  • Amnésia política, ACM Neto(grapinho)é o primeiro nome da lista de doações(?) Da OAS , Ônix lonrenzoni idem, Geddel 54milhões, e anões do orçamento….deram ACM velho , Imbassahy, César Borges deram fim em metade do dinheiro do primeiro metrô 600.000.000,00, metrô calça curta….não vejo esse mesmo ódio ou excesso de honestidade e moral!!!

    4

    0

  • Bolsonaro enviou o capitão miliciano para se esconder na Bahia, foi baleado em troca de tiros, levando óbito com armamentos e muito dinheiro em espécie, ficou bastante sentido e triste.

    0

    0

  • VOLTA LULA, VOLTA PARA ONDE VC NUNCA DEVERIA TER SAÍDO. A CADEIA TE ESPERA, LADRÃO CORRUPTO.

    5

    0

  • ACM Neto nunca mais terá meu voto, traidor! Se aliou a Ruim Bosta, sempre votei na familia ACM, agoro nunca , ,mais , esse covarde , corrupto. Se o avô fosse vivo mandava matar. Fora Neto Capanga de Ruim Bosta

    3

    0

  • Chega de LADRÃO, CANALHA… em nossa BAHIA!!! Já basta os que já temos! pt NUNCA MAIS! COM MUITA FÉ EM DEUS.

    6

    0

  • Chega de LADRÃO, CANALHA… a nossa BAHIA, tem demais!!! pt, NUNCA MAIS. COM MUITA FÉ EM DEUS.

    4

    0

  • Este satanás chamado luladrao não tem direito de acabar com a alegria da gente daqui da Bahia

    3

    0

  • Cambada de FDP, comunistas, ladrões, basta o q já temos na Bahia!!

    3

    0

  • Fale aí PT sobre a escola pública no corredor da Vitória que vocês fecharam para construção de shopping 😡

    4

    0

  • Deus é mais forte essa lástima na Bahia,prefiro o corona vírus é menos prejudicial

    2

    0

  • Quem elegeu um governador petista 2 vezes e tem maioria desses petralhas no Estado, merece sim, curtam ele bastante até vocês acordarem. Bom proveito.

    0

    0

  • É MUITA CARA DE PAU DESSE LADRÃO! LULARAPIO SENADOR SERIA O FIM DO BRASIL! SERIA O PAÍS DOS LADRÕES! LAMENTÁVEL

    4

    0

  • Isso é formação de quadrilha! essa corja de ladrões, aqui na Bahia não pode ficar e nem reinar mais.

    4

    1

  • Seja bem vindo ex-presidente Lula. A Bahia é a sua casa.

    0

    3

  • Deus é mais esse infeliz tem que ir morar é nós infernos e levando toda corja do PT com eles , incluindo o tal do Wagner e do Rui Costa . Tudo ladrão.

    2

    0

  • Deus nos livre desse infortúnio . Lula tem que ir morar é nós infernos e leva logo Wagner e Rui e toda a corja do PT com ele .Todos ladrões.

    3

    0

  • Os bolsonaristas intrusos não tem moral para fazer críticas ao ex presidente Luis Inácio Lula da Silva. Sobretudo depois de toda sujeira divulgada sobre a Família Miliciana.
    Devem estar pleiteando do Queiroz alguma coisa na suas contas!

    1

    3

  • Esse estrume pode ir para onde quiser, onde ele pisar, ele e seus correligionários, começam a afundar.

    4

    0

  • É triste saber que esse infeliz, corrupto está solto e pior ainda é saber que existe pessoas que dá crédito a esse mal caráter, sem moral, que quebrou o Brasil. O PT cega as pessoas…

    4

    0

  • Tem que devolver o que roubou e voltar para onde nunca deveria ter saído: a prisão!

    4

    0

  • Infelizmente este senhor que deveria ter vergonha na cara e afitmou que roubou e que se fosse eleito tudo irá mudar e não vai mais roubar, crápula. Deveria queimar no mármore porque pensa que é indestrutível, mas para todo ladrão existe uma pena em algum momento da vida ou lá outro lado, mas terá. Lei de ação e reação. Como todo bandido um dia terá o seu….

    1

    0

  • A Bahia só tem a ganhar com o melhor presidente morando em suas terras. Para sempre LULA! Melhor estadista do Brasil.

    0

    0

  • Esse maldito vai acabar sendo expulso da Bahia debaixo de pedra, ele não conhece a baianada. Ladrão, devolva nosso dinheiro roubado!

    1

    0

  • Se depender de muita baianos esse condenado não vai ter vida fácil aqui não, ele tá muito enganado pensando que aqui na Bahia ele vai crescer. Espere para ver.

    0

    0

  • Lula é um defunto político, um zumbi, um cadáver insepulto que insiste em tentar ressuscitar essa facção criminosa decadente que um dia foi um partido político. Um aiatolá demente e alcoólatra que ainda tem delírios com o poder que jamais terá de volta. PT, nunca mais!

    0

    0

  • Canto do cisne, nada mais. O PT é uma força política em declínio, dinossauros políticos que se recusaram e se recusam a evoluir e a entender um novo Brasil que está a surgir nesse novo século.

    O PT baiano está há 16 anos no poder, esse é o tempo em que o carlismo praticamente esteve. Tem uma dependência crônica do PSD, que através de Ângelo Coronel já ensaia há muito tempo uma dissidência para ACM Neto, não tem quadros minimamente apresentáveis pela Bahia afora e com uma derrota praticamente que só se falta chancelar em Juazeiro, Jacobina, Salvador, Feira de Santana e Camaçari. Isso pra lembrar só de algumas cidades chave do estado. Entregou muito menos do que a sua propaganda pode sugerir, nunca teve originalidade ou estofo intelectual para conceber uma agenda de desenvolvimento da Bahia, e ainda tem, na velha maneira de ser do PT, a velha mania de esnobar os aliados, trair os mais fiéis seguidores para depois estar com a cambada mais questionável da vida pública e que tem implementado uma agendinha neoliberal das mais cachorras. Da venda de escola pública até a privatização da água e da luz (Embasa e Coelba).

    Pode ser que sua ida dará a sua um verniz a um rosto podre e desfigurado, mas não irá mudar uma tendência que será a de ACM Neto como um ocupante do Palácio de Ondina.

    0

    0

  • Os vermes são assim mesmo. Desprovidos de senso crítico,mantêm-se crédulos na sua capacidade de destruição. O povo baiano, como fez o mineiro com a mulher sapiência, saberá mostrar para esse cão sarnento o seu devido lugar.

    0

    0

  • Pode chorar o choro é livre lula é e sempre será um grande líder

    0

    0

  • Pergunta aos burgueses.
    Se ele so tomasse wisk,acho que e assim que se escreve,ele seria chamado de que forma?

    0

    0

Deixe uma resposta