Prédio de ocupação desaba em São Paulo após incêndio

Prédio de ocupação desaba após incêndio, no centro de São Paulo.

Prédio de ocupação desaba após incêndio no centro de São Paulo
Corpo de bombeiros trabalha no local para conter incêndio e resgatar possíveis vítimas | Foto por Luiz Roque Miranda Cardia

O Edifício Winton Paes de Almeida, de 24 andares, ocupado por movimentos de moradias populares em São Paulo, desabou durante incêndio na madrugada desta terça-feira (1) no centro da capital paulista. Segundo relatos, o fogo teria começado por volta de 1h30.

No momento do desabamento, os bombeiros tentavam resgatar um morador que estava no prédio, através de um acesso aberto no edifício vizinho. A vítima estava prestes a ser resgatada e retirada do local quando, com o desmoronamento da construção, a corda que prendia a vítima se rompeu e ela caiu.

Segundo informação do Corpo de Bombeiros, o edifício, localizado no Largo do Paissandu, era ocupado por 90 famílias, cerca de 250 pessoas, no total. O prédio era uma sede da Polícia Federal desativada.

Prédio de ocupação desaba após incêndio no centro de São Paulo
Prédio de ocupação desaba após incêndio em São Paulo | Foto por Henrique Félix

Até o momento foi registrada uma morte, mas, segundo informações dos bombeiros, pode haver mais vítimas no local.

Havia um pedido de reintegração de posse para o edifício, movido pela Secretaria de Patrimônio da União. Após a desocupação, o imóvel seria cedido à Prefeitura.

Prédio de ocupação desaba após incêndio no centro de São Paulo
Fumaça branca indica que incêndio já foi contido | Foto por Luiz Roque Miranda Cardia

O capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, afirmou que havia sido feita uma vistoria no prédio, por meio da qual foram relatadas as péssimas condições de segurança do local às autoridades municipais de São Paulo.

Segundo ele, a situação do imóvel contribuiu para o rápido avanço das chamas, que teriam começado no quinto andar e se alastrado rapidamente para os pisos superiores. Um prédio vizinho, já esvaziado e interditado, também foi atingido e o fogo se espalhou por três andares.

Prédio de ocupação desaba após incêndio em São Paulo
Prédio de ocupação desaba após incêndio em São Paulo | Foto por Luiz Roque Miranda Cardia

Texto por Beatriz Miquelin e Isabela Lofrano.

1 Comentário

Deixe uma resposta