GUSTAVO CASTAÑON: Um ranking dos maiores e piores presidentes do Brasil

Com tanta polêmica nas redes sobre o ex-presidente Lula, declarado melhor e pior presidente da história brasileira sem qualquer critério que não emocional por uma geração que não tem conhecimento praticamente nenhum de história, resolvi elaborar um ranking pessoal de melhores e piores presidentes da República baseado em um pouco de conhecimento histórico para quem se interessar.

A polêmica causada pela postagem em minha página pessoal me levou a tornar esse ranking menos subjetivo e explicitar critérios para sua formulação que levaram a pequenas alterações.

Depois dele publico um ranking de crescimento médio do PIB durante mandato baseado em série histórica do IBGE e, para antes dos anos quarenta, no estudo do professor Reinaldo Gonçalves, da UFRJ.

Critérios deste ranking por ordem de importância:

  • Papel na implantação de mudanças estruturais e permanentes num plano de desenvolvimento e emancipação nacional;
  • Julgamento não absoluto, mas relativo a: a) situação que encontrou; b) condições em que governou e c) situação que entregou;
  • Julgamento relativo ao tempo de permanência no cargo;
  • Respeito às liberdades individuais;
  • Desempenho no crescimento do PIB;
  • Distribuição de renda;
  • Sacrifício pessoal em prol da nação;

Sob esses critérios acredito que um ranking razoável seria:

1º GETÚLIO VARGAS

Fundador do Estado Nacional Brasileiro, liderou a única revolução da história do país, a revolução de 30, que rompeu com o colonialismo e com a república do café com leite que mantinha o país agrário e arcaico. Fez o Brasil ser o primeiro país do mundo a sair da crise de 29 e do simultâneo colapso do café (cuja depressão em 30 e 31 atrapalha sua média de crescimento), regulando esse produto no país e nos levando a taxas de crescimento de 8,9%, 9,2% e 12% entre 33 e 36. Criou um consenso desenvolvimentista que durou cinquenta anos, lançou as bases da industrialização brasileira, criando a Vale do Rio Doce, CSN, Petrobrás, Eletrobrás e BNDES. Consolidou e universalizou as leis trabalhistas e criou o salário mínimo. Foi o maior distribuidor de renda da história recebendo a alcunha de “Pai dos Pobres”. Instituiu o voto feminino e a proteção para o início da organização sindical num país até então na prática escravagista. Fez o Brasil crescer a uma média de 4,3% durante o primeiro período a frente do poder e 6,2% durante o segundo (7,2% se considerarmos o mandato tampão de seu vice). Venceu uma guerra civil e alinhou o Brasil com o esforço aliado para derrotar o nazismo. O que pesa aqui contra ele nos critérios estabelecidos é o governo ditatorial durante a Segunda Guerra Mundial, o que não foi incomum na época. Na comparação entre o que recebeu e o que entregou em matéria de liberdades individuais, Getúlio derrubou uma república ditatorial e oligárquica, e entregou uma república democrática, com trabalhadores transformados em cidadãos com direitos e voto universal, constituinte livre e eleições gerais em 45, nas quais elegeu esmagadoramente seu candidato, Eurico Gaspar Dutra. Em 50 voltou de forma também esmagadora pelo voto livre popular para exercer o poder democraticamente, e por fim salvou o país de um golpe imperialista dando um tiro no próprio peito.

JUSCELINO KUBITSCHEK

Aliado de Vargas, assumiu um país deprimido e fraturado pelo golpe que culminou em seu suicídio. Em democracia plena, enfrentando outras oito tentativas de golpe, interiorizou o país, mudou nossa matriz energética para a hidroelétrica construindo entre outras Furnas, promoveu o crescimento médio do PIB em 8,1% ao ano e a maior epopeia de industrialização de um mandato democrático na história, com a produção industrial crescendo 80% no período e a indústria de transformação 186%, em Kw, derivados do petróleo, aço, carros e caminhões. Integrou o país que só possuía 800 km de estradas asfaltadas com 14000 km de rodovias, como a Régis Bittencourt, Fernão Dias, Cuiabá-Rio Branco e Belém-Brasília. Tirou a Petrobrás do papel e construiu a REDUC, nos tornando autossuficientes em petróleo e derivados. Rearmou as FFAA e rompeu com o FMI que queria garrotear nosso desenvolvimento com “austeridade”. Aumentou nossa renda per capita em cerca de 23%, ampliado o mercado interno com uma arrojada política de crédito ao consumidor e deixou o salário mínimo no maior nível real de sua história até hoje. Como síntese do mais espetacular mandato que o país já viu, construiu a nova capital, Brasília, e entregou um país pacificado e com fé inquebrantável em seu destino.

3º ERNESTO GEISEL

Capitaneando um crescimento médio de 6,7% do PIB, enfrentou a crise do petróleo com a criação do PND, o Plano Nacional de Desenvolvimento que foi o último projeto nacional de nossa república e lançou as bases de nosso desenvolvimento até o fim dos anos oitenta. Construiu Itaipu, a maior usina hidroelétrica do mundo, as primeiras linhas de metrô no Rio e São Paulo e a Ponte Rio-Niterói (na época a 2ª maior ponte do mundo). Criou o Proálcool e a Nuclep, e foi o pai do programa de energia nuclear brasileiro. Criou igualmente o Dataprev, a Cobra, o FIES e o INAMPS (predecessor do SUS). Criador da nova diplomacia brasileira, o “pragmatismo responsável”, ampliou presença brasileira na África e Terceiro Mundo, América Latina, e denunciou e abandonou o tratado militar Brasil-Estados Unidos. Reconheceu de imediato os regimes socialistas português e angolano, reatou relações com a China e se rebelou contra a bipolaridade geopolítica da guerra fria. Tendo recebido um país controlado pela linha dura nos anos de chumbo, promoveu a distensão política, acabou com o AI-5, negociou a anistia geral e derrotou a linha dura dando início à redemocratização. Em relação aos critérios adotados sua fragilidade evidente é a de que era um ditador, no entanto recebeu a ditadura em seu período mais violento e entregou a abertura. Igualmente não se preocupou com a distribuição de renda. Recentemente jornalista brasileiro divulgou um suposto documento da CIA que afirma que ele tomou conhecimento do assassinato de “terroristas” pelo governo. A confiabilidade da fonte é duvidosa.

4º ITAMAR FRANCO

Em um mandato de somente dois anos, salvou a democracia recém reconquistada, enfrentou o sistema financeiro e as elites nacionais para acabar com a correção monetária da ditadura e a hiperinflação, que já durava uma década. Promoveu o maior crescimento do PIB pós redemocratização, de 5% em média, e tirou do papel o Mercosul. Ainda reverteu as políticas desindustrializantes de Collor, criou a TJLP, e fez uma minirreforma tributária na caneta, com criação de nova alíquota do IR para altos salários (revogada por FHC). Contra ele pesa o fato de ter privatizado a CSN e ter apoiado FHC para sua sucessão, decisão essa da qual ele se arrependeu publicamente.

5º JOÃO GOULART

Enfrentando três tentativas de golpe (uma com o parlamentarismo), em menos de três anos de governo Jango promoveu o crescimento do PIB a uma média de 5,2% ao ano, taxou as remessas de lucros para o exterior, começou o mais ambicioso programa de reformas da história do Brasil, as reformas de base, Criou a UnB, e optou pelo exílio para evitar que o pais fosse invadido pelos EUA e dividido. Contra ele pesa o fracasso na tentativa de se estabilizar e incapacidade de avaliar até onde tinha poder de ir. As reformas de base, acusadas de projeto socialista pela oposição e estopim do Golpe de 1964, acabaram com a redemocratização sendo incorporadas à Constituição de 1988.

6º DEODORO DA FONSCECA

Fundador da República, lançou as bases da república velha, acabou com o Império e baniu a família imperial, convocando Assembleia Constituinte. Criou o Código Penal Brasileiro e oficializou a separação entre Igreja e o Estado, como a instituição do casamento civil. Recebeu um país colapsado, em recessão crônica e sufocado por endividamento e falta de meio circulante. Com uma política de forte expansão monetária, liquidou a dívida pública nas mãos da oligarquia que estrangulava o crescimento nacional e iniciou política de crédito nacional, responsável por um crescimento médio de 10,1% do PIB em seu mandato. Promulgada a Constituição, foi eleito para um mandato constitucional, mas, muito doente, renunciou em meio a Revolta da Armada. Morreu menos de um ano depois. Contra ele pesa os efeitos inflacionários da política expansionista de Ruy Barbosa e a incapacidade de pacificar as disputas na República nascente.

7º EPITÁCIO PESSOA

Primeiro e único presidente eleito de fora do país, enquanto liderava a comitiva brasileira no tratado de Versailles, e único fora da política do café com leite da república velha, esse nordestino promoveu um crescimento médio de 7,2%, o começo da industrialização do país, as primeiras e maciças obras da história contra a seca do Nordeste, primeira universidade do Brasil e a construção de milhares de Km de ferrovias.

PIORES

1º FHC

Maior destruidor da soberania nacional na história até aqui, segundo representante do neoliberalismo no Brasil e criador do rentismo selvagem brasileiro, privatizou metade do patrimônio público construído em cem anos de sacrifício do povo brasileiro a preços simbólicos. A Vale do Rio Doce, então a maior mineradora do mundo que não provocava acidentes ecológicos nem matava pessoas, foi “vendida” pelo lucro de um ano. Metade da Petrobrás foi, silenciosamente, entregue no mercado de capitais. Apesar de toda essa queima de patrimônio, nossa dívida, ao invés de ser abatida, decuplicou. Operou durante seu governo a maior taxa de juros reais da história. Sucateou nossa infraestrutura com oito anos sem obras, nos levando ao apagão, achatou os salários em geral e saiu com um crescimento médio do PIB de 2,3%. Enterrou o programa espacial brasileiro e entregou para os EUA o monitoramento da Amazônia. Apesar de não ser o pior resultado do PIB de uma presidência, é um dos cinco piores. Nenhum presidente devastou tão severamente nossas bases econômicas para o desenvolvimento.

FLORIANO PEIXOTO

Deu o primeiro golpe da República, rasgando a Constituição recém promulgada que exigia convocação de eleições. Assumindo poderes ditatoriais, despertou revoltas contra sua usurpação que passou quatro anos reprimindo, ao custo de milhares de mortes de brasileiros. Governo caótico, para controlar a inflação promoveu brutal depressão, com uma queda recorde do PIB de 7,5% EM MÉDIA por ano. Em seu favor, conta o fato de ter herdado inflação alta do governo anterior e a necessidade de consolidar a República nascente protegendo-a de seus inimigos, o que conseguiu.

3º CASTELO BRANCO

Traidor do Presidente Constitucional João Goulart, seu então Chefe do Estado-Maior do Exército, Castelo foi o principal articulador do Golpe militar de 1964 e escolhido da CIA e Departamento de Estado Norte-Americano para dirigir o país. Títere, seu principal objetivo era acabar com os nacionalistas reformistas do PTB e suas Reformas de Base. Ascendendo ao poder prometendo eleições gerais em 65, traiu novamente os civis golpistas e institucionalizou a ditadura através dos atos institucionais. Aboliu as eleições diretas e o pluripartidarismo no país cassando mandatos de deputados e senadores, como JK. Tornou o Brasil vassalo dos EUA na política externa e endividou o país com eles, ainda revogando a lei de remessas de lucros. Suas reformas econômicas foram erráticas: criou o mecanismo inédito da correção monetária, que institucionalizou a inflação no Brasil até Itamar, causando brutal concentração de renda. Seu desempenho no crescimento econômico foi medíocre comparado com vinte anos antes e depois dele: 4,2% em média do PIB.

4º MICHEL TEMER

Não foi o maior entreguista da história por falta de tempo. Golpista, traiu sua parceira de chapa e usurpou o poder para deter as investigações por corrupção contra ele. O quarto representante do neoliberalismo no país foi também uma ruína no PIB: menos 0,5% ao ano em média, só perdendo para Floriano o posto de maior desastre econômico da história. Implantou, na Constituição, teto de gastos em saúde e educação para desviar recursos do Estado para pagar juros. Aboliu a maior conquista do trabalhador brasileiro, a CLT, com sua reforma trabalhista cujos impactos só estão começando a serem sentidos agora. Aumentou com ela a informalidade, e como resultado, de sua política de juros e corte de investimentos promoveu um colapso inédito das contas públicas, da previdência, dívida pública e déficit.

5º FERNANDO COLLOR

Primeiro representante do neoliberalismo no Brasil, promoveu a maior recessão da redemocratização, -4,3% em 1990. Bloqueou recursos da classe média na poupança, revogou a política industrial que vinha desde o regime militar e quebrou setores inteiros de nossa indústria, como o de autopeças e informática. Não soube lidar com o Congresso e em menos de três anos conseguiu sofrer impeachment deixando o país na hiperinflação.

6º COSTA E SILVA

Traindo os compromissos militares por redemocratização, Costa e Silva vence a disputa interna com Geisel pela sucessão de Castelo Branco e fecha mais o regime, instaurando sua fase mais repressiva e sanguinária. Em 68, como desfecho de uma crise causada por um discurso bobo de Márcio Moreira Alves, fecha o Congresso e decreta o famigerado AI-5 que acaba com todas as liberdades civis. Em seu favor, no entanto, pesam algumas medidas que tornam o julgamento de seu legado histórico difícil. Reverteu as políticas liberais de Castelo Branco e lançou o Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED), iniciando o período conhecido como milagre econômico brasileiro, com crescimento médio em seus dois anos finais de mandato de 9,6% do PIB. Neste curto período, também criou a Embraer, a FINEP, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e os Correios. Estava prestes a revogar o AI-5 quando sofreu derrame cerebral.

7ª DILMA ROUSSEFF

Pegou um país crescendo à média de 4% ao ano e enorme base parlamentar e o colapsou, entregou mais de 500 bilhões às grandes corporações em desonerações e pagou a maior taxa de juros reais do mundo no fim de seu governo, o que levou em 2015 e 2016 ao pagamento das incríveis cifras de 367 e 401 bilhões em juros. A dívida pública, como resultado dessa política de saque do país, subiu incríveis 24,8% em um ano. Capitaneou um crescimento médio do país de 0,5% do PIB se considerarmos trimestre a trimestre até o primeiro de 2016. Assistiu a democracia ser destruída pelo MP e Judiciário sem reagir, na esperança de que a operação lava jato atingisse seus aliados e seu padrinho político e antecessor, Lula. Não reagiu à espionagem da CIA e NSA em nosso território e promoveu em 2015 o maior estelionato eleitoral da história do Brasil, aplicando o programa neoliberal derrotado nas urnas, se tornando assim, em seu segundo mandato, a terceira representante do neoliberalismo no país. Conseguiu ser derrubada um ano depois de reeleita, seu nome virou sinônimo de incapacidade política.

RANKING DOS PRESIDENTES POR CRESCIMENTO MÉDIO DO PIB (só quem governou mais que um ano)

1 – MÉDICI 11,9

2 – DEODORO 10,1

3 – CAFÉ FILHO (vice de Getúlio, 55) 8,8

4 – JK 8,1

5 – COSTA E SILVA 7,8

6 – DUTRA 7,6

7 – EPITÁCIO 7,5

8 – GEISEL 6,7

9 – NILO 6,4

10 – GETÚLIO 6,2

11 – JANGO 5,2

12 – WASHINGTON LUÍS 5,1

13 – ITAMAR 5,0

14 – RODRIGUES ALVES 4,7

15 – SARNEY 4,5

16 – PRUDENTE DE MORAES 4,5

17 – CASTELO BRANCO 4,2

18 – LULA 4,0

19 – BERNARDES 3,7

20 – HERMES 3,5

21 – CAMPOS SALES 3,1

22 – FIGUEIREDO 2,8

23 – AFONSO PENA 2,5

24 – FHC 2,3

25 – DILMA 1,1

26 – TEMER -0,5

27 – COLLOR -1,2

28 – FLORIANO -7,5

Nos cinco piores lugares, quatro ajustes neoliberais e uma guerra civil. QUATRO AJUSTES NEOLIBERAIS.

Desde que essa chaga entrou no Brasil com Collor nossa economia virou um charco de estagnação de onde não saímos.

ATÉ QUANDO?

116 Comentários

  • Óbvio que você é de esquerda…. se não colocou a Dilma no seu ranking, nem Lula, indica que seus critérios são duvidosos e não merecem crédito.

    107

    160

    • Óbvio que você é mais uma alienada e acha que Dilma e PT são os criadores dos problemas no Brasil.
      E aposto um cookie que você é de direita mas fala pra todo mundo que não apoia partido nenhum mas na verdade é Bolsonarista. Se for um ou outro ja é um ponto a menos.

      73

      103

  • Massa, gostei muito da lista, mas só falta atualizar a lista e colocar o Bolsonaro na lista dos piores também.

    275

    202

      • fodase? até agora não fez NADA pra nos ajudar, muito pelo contrário, tamo fudido na mao do cara, querido. gado cego.

        40

        30

      • e espero que nem termine, gado burro e cego, vai estudar filho,ou melhor, jogar teus joguinhos e ver teus animezinhos e hentais, com certeza deve ser um daqueles q associa comunismo com pt KKKKKKKKKK

        15

        31

        • Impossível dialogar com essas p* de esquerda. Não conseguem formular uma frase coerente e sem discurso de ódio.

          31

          14

  • isso é a maior mentira que ja vir na minha vida

    48

    77

  • Rapaz, que dificil missão fazer um brasileiro acreditar em historia, religião, teoria da gravidade ou o que quer que seja depois do Bolsonaro. Ele ruiu as bases cognitivas do humano, pior golpe aplicado, espero que daqui os seis meses ele seja homenageado aqui.

    103

    40

  • Você é de esquerda com certeza, pela história o melhor foi Getulio Vargas, dos que eu vi, o melhor foi FHC, tão bom que em 1998 ganhou no primeiro turno.

    21

    125

  • Analisar somente pelo crescimento do PIB torna sua análise muito rasa e enviesada, é um bom índice deveras mas só analisar ele é temeroso, economia reflete muito a conjectura nacional e internacional, tá ignorando crises de 29, crises do café , crise da borracha etc… na tua lista não houve menção ao Campos Sales que querendo ou não sanatizou as contas públicas deficitárias, alencar o Deodoro como um dos melhores presidentes é piada, como símbolo da república até vai, mas o cara não tinha trato nenhum com política e claramente não queria ser presidente da nova república.

    Julgar múltiplo mandatos como um só, governo do lula é o primeiro mandato – claramente um dos melhores mandatos da história nacional- seguindo a cartilha neoliberal do FHC com o Pallocci alinhado com o mercado gerando altos crescimentos econômicos e contrapartida com avanços sociais ou o segundo mandato, com as coisas descambando, mensalão etc ?

    Vargas julga a pior ditadura em números de mortos ? ou o seu governo democrático com altos avanços sociais?

    Julgar vários mandatos como um só é um erro danado.

    Cartilha do segundo mandato do governo dilma que tu diz que é neoliberal é totalmente desmedida, Dilma é desenvolvimentista até o core, até hoje acha que a solução para sair da crise econômica é puxar a curva de demanda com alto investimentos estatais, tchau equilíbrio fiscal.

    35

    18

  • Castelo Branco escolhido da CIA??? Sabe de nada inocente…

    22

    18

  • Claro que é de esquerda esse mentiroso acha que ninguém conhece história, cadê que mencionou o que o Lula fez de errado. Sem credibilidade. Zero pra vc.

    52

    53

    • Ô sua corna, ele nem escreveu sobre o Lula. Ele n considera ele nem um dos piores e nem um dos melhores. Gente burra que nem você quem não tem credibilidade.

      8

      1

  • Kkkkk, quando ele fizer uma com o Boçalnaro vai colocá-lo em primeiro lugar.
    Só vi tanta merda junta quando abri a fossa lá de casa…

    26

    42

  • vou deixar aqui meu ranking
    melhor
    1º Lula
    2º jetulio vargas
    3º jk
    piores
    1º jair bolsonaro
    2º michel temer
    3º color

    106

    146

  • A moça não viu a Dilama na lista, isso quer dizer que ela precisa de um exame de vista,amei a lista, mas tem que ser atualizada, afinal, não teve um pior que o BOZO.

    58

    48

    • Minha filha acho q vc não viu esse ditado mas… “O CHORO E LIVRE MAS O LULA NÃO” LADRÕES NÃO MERECEM LIBERDADE

      78

      43

  • Coitado do Lula, enquanto Getúlio fundou o nacionalismo industrial e combateu o neoliberalismo, o Lula deu continuidade ao desmonte industrial e se ajoelhou ao rentismo bancário, deu até privilegio fiscal pros super ricos, e se diz de esquerda kkkk

    48

    31

  • Gustavo me perdoe mas não tem como você dizer que o Bolsonaro é o pior presidente da história do Brasil se ele não tem nem um ano de governo. Em um caso como esse você levou em conta apenas em quem você votou

    54

    25

  • Cite alguém que defenda o neoliberalismo, vi uma citação dele no texto, mas não achei nenhum autor que produziu alguma coisa defendendo isso?
    Se ninguém responder isso, é só mais um mero tapado de esquerda que nem sabe o que fala.

    16

    14

  • Acho que o Senhor esqueceu de falar do MAIOR de todos o LADRÃO do lula, o irresponsável, o maior CORRUPTO, o maaior SAFADO, o maior BANDIDO e o maior MAU CARATER da historia do Brasil. O MAIOR E PIOR LADRÃO QUE ESSE PAÍS JÁ TEVE NO PODER.

    50

    33

  • Esquerdistas tentando como sempre mascarar e distorcer a História… texto altamente tendencioso, inventado por quem é muito mais militante de esquerda do q conhecedor dos fatos. O periodo de governos militares foi disparado o melhor de todos os tempos, no qual os presidentes não oprimiam a população com ideologias malignas de esquerda., pelo contrário, só pensavam no bem comum de todos os brasileiros. A era Vargas e a era PT foi terrível e colheremos os frutos amargos e podres por muito tempo ainda. Infelizmente, o povo brasileiro é muito ingênuo, e cai nas armadilhas desses vermes vermelhos. A burrice talvez seja a característica mais forte dessa gente q é incapaz de enxergar o perigo q é um comunista no poder…

    28

    32

  • A burrice de alguns (esquerdopatas) aqui é uma coisa formidável… militância comunista comendo no centro… haja capim pra essa manada!

    29

    28

  • Ah, bando de comunistas cretinos, ignorantes e burros… graças a Deus q o Brasil acordou e a esquerda está nas cordas, apanhando como nunca… vao pro lixo, q é o devido lugar de vcs, seus vermes corruptos!

    29

    29

  • Eles deviam colocar bolsonaro e todos os seus feitos ate agora como por exemplo o crescimento fo PIB,da economia e colocar o FILHO DA… Quero dizer o lula nesse rank(provalvelmente em décimo lugar

    23

    12

  • “Que medo do neoliberalismo”. Devia se preocupar com a praga chamada socialismo. Essa sim, ferra um país brincando.

    17

    12

  • O POVO brasileiro sofre com essa política irresponsável, que tira direito trabalhista, Direito previdenciário e vamos aguardar, qual será o próximo argumento do GOVERNO para justificar a retirada de mais direitos do cidadão brasileiro pobre. É o fim! Políticos hipócritas e covardes, na EXTREMA DIREITA e ESQUERDA. O objetivo deveria ser o bem comum e só conseguem olhar os interesses de que patrocina as campanhas. Vergonha!👎👎👎👎👎😡😡😡😡😡😡🤬🤬🤬🤬

    19

    5

  • Enquanto o povo não parar de torcer para partido como torcem por futebol o País vai ficar a merda que é, enquanto tiverem aclamando um bandido, julgado e condenado, vamos viver nessa merda que esta, enquanto não se colocarem como brasileiros e torcerem para um senso comum (o BRASIL) vamos ficar afogados nessa porcaria, onde criticar é mais fácil do que enxergar e apoiar o novo governo, eu penso que enquanto se ta no ano de eleição e esta nos dias da votação, cada um faz seu voto e torcem para que o seu candidato seja eleito, apos o resultado acaba a palhaçada e comêssemos a pensar “não tenho lado ele é meu presidente, ele governa o meu pais, tenho que apoia-lo” talvez ajudasse a melhorar, fazer protesto so destrói a visão que o mundo tem de nos como pais democrático, Lula governou, votei nele, Dilma governou votei nela, Bolsonaro esta governando meu voto foi dele… Lula fez coisas que quem iria colher seria o governo que sucedesse dele, e Dilma uma sem noção que governou o primeiro turno com sombra do Lula, apos isso o pais virou merda, deixem de ser otários e tirem a viseira lateral, notem que o Brasil ja vem sendo o lixo que é desde final do FHC… lutem pelo Brasil, não pela bandeira de partido ou ladrão condenado, LUTEM PELO BRASIL…

    21

    8

  • Temos aqui uma postagem cheia de fatos históricos
    Comprovando golpes, neoliberalismo, história de privatizações, dívidas
    Pra chegar metecaptos e usarem argumentos tipo: “você só pode ser de esquerda”
    Brasileiros são tão burros que se recusam a acreditar na história do próprio país.

    12

    9

  • Lula melhor presidente do Brasil? Só se for para os corruptos, para Cuba, Venezuela Bolívia…. Nos roubou para enriquecer e ajudar países comandados por ditadores. E vocês não enxergam. Por isso estamos ainda no buraco.

    22

    8

  • Só no Brasil que pobres que se intitula de direita, se acha capitalista. Não tem dinheiro nem para pagar ônibus. Que dirá ser capitalista! Todos tem um pouco de socialismo em si. Eu sou a favor de moradia para os que mais precisam; saúde pública decente para todos; empregos com ganhos dignos e valorizados; valorização dos professores, agentes de segurança pública; escolas públicas com excelências para todos os alunos; dignidade e respeito pelas classes das minorias; acabar com todos os tipo de preconceitos e discriminações. Socialismo está em todos.

    10

    4

  • Lula disparado o melhor Presidente do Brasil !!!
    O país de tornou emergente, descobrimento do pré-sal, construiu casas populares para os sem tetos, trouxe o mais médicos…

    12

    20

  • Bala baixo custo, aquela de troco, ou ou aquelas caras de 5 reais, eu prefiro as de 5 reais, são recheadas, muito boas, pobre merece tudo de bom, mesmo porque aquele que tudo produz a ele tudo pertence.

    4

    2

  • Bolsonaro, amigo de Edir Macedo,hummmmmmm, não sei acho que prefiro globo…….
    Sem Noção, não tem capacidade, votei nesse imbecil, hoje arrependo, mas a merda tá feita.
    Novo para mim são pessoas que não são políticos de carteirinha, esse é mais um que sempre mamou nas tetas do governo, e se é que não é corrupto, o que duvido, é muito incompetente, não entende de economia, educação, saúde, sustentabilidade, urbanismo, mercado interno e externo. UM IMBECIL

    8

    12

  • Quando atualizar a lista tem que colocar o Jair Bolsonaro como um piores também.

    14

    13

  • Bolsonaro caminhando p sero melhorr presidente da historia

    16

    16

  • Os comentários são o retrato da discussão pública hoje em dia: “nem sei bem do que vc tá falando, mas sei que não tá do meu lado!”

    6

    1

  • Os melhores presidentes da história do Brasil , foram militares. E Bolsonaro junto com seus ministros está fazendo um bom trabalho. Imaginem se outro candidato fosse eleito, nunca ficaríamos sabendo p onde nosso dinheiro estava indo. Os governo passado institualizaram a corrupção . Bolsonaro será o melhor!!!

    13

    16

    • O INFELIZ , RETARDADO FERNANDI, você mora a onde ,na terra de Nárnia ?
      PIOR PRESIDENTE BOZOOOOOOOOOOOOO.
      qualquer criança sabe disso!

      6

      6

    • kkkkkkkkk ”está fazendo um bom trabalho” pra quem? me diz? não vejo mudanças boas na economia, no PIB, muito menos na saúde e na educação. ordinário, fala tanta merda pq não para pra estudar, não age com razão e sim com emoção ”ain mas o pttttttt”

      3

      2

  • Demência total, sem vez nem voz. Alienação bitolada… estercar pela rede e fácil não tem cheiro.

    4

    2

  • Jair Messias Bolsonaro é o melhor presidente do país em todos os tempos

    11

    17

  • Em um país que se diz democrático, onde o presidente da câmera almeja tomar posse da presidência juntos com alguns mal caráter como Gilmar Mendes e outros , tentando jogar areia nos olhos dos brasileiros e tentando fazer com que o nosso presidente renuncie , tentado tirar sua vida assim como tiraram a vida daqueles que tentaram fazer um Brasil melhor e graças ao governo atual estamos podendo excergar o quanto fomos enganados

    3

    5

  • Se FHC fez aquilo com o país imagina Bolsonaro e Guedes que vai entregar tudo pro mercado internacional não vai me surpreender se alguma vez Bolsonaro não procurar o FMI como seus amiguinhos militares que governaram no passado

    10

    3

  • Ranking daqui uns anos
    Melhor:
    1º Bolsonaro
    2º BOlsonaro
    3º Bolsonaro
    Piores:
    1ºLula
    2ºMichel
    3ºDilma

    10

    20

  • Presidente é um governante eleito por votos,num regime democratico
    Ditador não é preisdente

    8

    3

  • Lendo as opiniões manifestadas, percebo, que poucos aqui entendem de política atual do Brasil. O presidente da república, atualmente Jair Bolsonaro, representa apenas um poder: O executivo. Em um sistema político desse tipo, não adianta o presidente ser bem intencionado e querer o bem ou desenvolvimento do país se há outros dois poderes ( legislativo e judiciário) que “melam” ou travam as intenções do presidente. O Congresso Nacional brasileiro tem atualmente 513 deputados federais e 81 senadores (tanto dinheiro empregado em pessoal com pouca eficácia). Mais da metade desses congressistas são fisiologistas , quer dizer, eles só dão apôio ao presidente em troca de favores(propina, liberação de verbas, corrupção, etc…) O outro poder,com os Gilmares Mendes da vida, é duvidoso. Então é difícil um presidente governar numa situação dessas. Atualmente, o presidente Jair Bolsonaro leva vantagem por ter uma formação militarista (militar) e nomeou quase todos os ministros da área militar. Isso causa um certo receio dos outros poderes no sentido de que “segura as pontas” e não deixa as coisas públicas descambarem ou escracharem para a corrupção como em governos anteriores.

    3

    4

  • Quero oferecer essas musicas para. o Sr bolsonaro : pra nao dizer que nao falei das flores , sangue latino e america do sul.

    5

    3

  • 25/03/2020
    Atualize a lista antecipadamente, colocando Bolsonaro no ranking de pior presidente disparado em primeiro lugar, se é que podemos chamá-lo de presidente

    10

    6

  • Sem dúvidas, estamos vendo nosso país ser administrado por um presidente honesto, íntegro e com anseio de crescimento… A infame mídia por perder seus lucros insanos está querendo manipular a vontade alheia… O povo já não é mais besta como antes .. acabou a mamata…. Creio que veremos nosso presidente nessa lista como o melhor …

    Um abraço

    4

    6

  • O mal desempenho do atual presidente está sendo justificado pela falta de apoio, ora do legislativo, ora do judiciário. Essa justificativa convence pouco, uma vez que, Bolsonaro é um político muito experiente. Seus quase 30 anos de político não o ensinou o básico sobre política? Ele tem dificuldades no que se refere a argumentos e convencimentos, habilidades essências na política. Até agora o que vemos são tentativas fracassadas, visto que são impostas através de gritos e isso não política.

    3

    4

  • Com minha idade e vida difícil, nunca vi e nunca vou ver um político que possa ser presidente do Brasil, com caráter, verdadeiro, não ladrão, e corrupto, vamos parar senão vou longe sem parar de colocar defeito, nunca seremos uma nação, porque os corrupto s do Brasil não vão deixar,temos que acabar com Brasília e renovar uma nova capital para nosso Brasil. Que Deus tenha piedade do nosso Brasil, tchau saco de corruptos brasilia.

    3

    1

  • Vocês são uns filhos da puta, se quiserem um brasil melhor, vai lá em qualquer partido e faz alguma coisa pro brasil caralho. Não é só que vocês acham que os melhores são o PT ou PSL vai na presidência daqui 3 anos e faz algo então Caralho
    O Brasil é nossa casa e também nossa pátria, e devemos honrar as pessoas que comandam o Brasil, não importa quem seja. Se vocês se acham os fodões, faz algo pro Brasil

    1

    8

  • Ue cadê o Lula? Nem nos piores e nem nos melhores? Deu pra ver que vcs não são neutros, não um bando de Socialistas fortes! Kkk não sabe nem enganar

    2

    2

  • Militares sempre foram os piores na presidência, comprovado em histórias reai, sem contar um exemplo de Bolsonaro que com certeza é o pior!
    Militar expulso do exército em formato de aposentadoria; ” bunda suja”, medíocre nem falar sabe so sabe agredir, não tem argumento pra um cara que mama no poder publico 30 anos, verdadeiro lixo na politica, FRACASSO TOTAL.

    4

    5

  • Emerson, tu é um petralha suspeita do e ignorante.
    BOLSONARO é o maior vencedor de todos esses aí.
    Primeiro que não foi expulso, é reformado como capitão, e recebeccomo tal. Segundo o termo bunda suja vc desconhece o significado- hoje ele é chefe de todos os generais que os chamaram pelo simples fato de BOLSONARO não ter sido. Agora como um capitão aposentado pode ser general?
    Outra coisa, ele fala melhor que teu ladrão de estimação- que é analfabeto. Outra, os militares salvaram o brasileiro do coninismo. Foram os 1ue mais criaram o que se tem até hj de bom no Brasil.

    1

    5

  • Sou nordestino , na minha opiniao lula foi o melhor. Antes dele o nordeste era motivo de piadas , no sul e sudeste, obs. Colocou nosso nordeste no mapa brasileiro , atraves de programas socias, duvide venha nas regioes remotas do nosso amado nordeste conhecer, obg

    4

    3

  • Belo trabalho mostrando com insencao quem não presta deveria ser enforcado em praça pública se ainda vive

    2

    1

  • Vem Bolsonaro assumir o ranking de pior da história!! 1 ano de governo e já entrou para a história como o pior governante que já tivemos.

    6

    2

  • Jair Bolsonaro conseguiu ser o pior da história. Infelizmente conseguiu ser pior que o Collor e o FHC que no meu ver eram os piores. Brigou com ministros em plena pandemia, bateu todos os recordes negativos possíveis de ações.
    Não sou Pt muito menos puxa saco do Lula, ao meu ver ele erradicou a pobreza, criou bons programas sociais, mas esteve envolvido na maior corrupção do país. Já a Dilma gastou mal o dinheiro público e foi submissa demais ao Lula.

    4

    0

  • A versão correta seria:
    Bolsonaro em 1° lugar de piór presidente que o Brasil já teve, e Luís Inácio Lula da Silva em 1° lugar como melhor presidente que o Brasil já teve. Porém ainda existe muitos brasileiros iludidos que não tem a mínima noção, e dizem que Lula é ladrão, então enquanto existir gente burra assim, a verdade não poderá ser contemplada.

    5

    0

  • LULA, MELHOR PRESIDENTE DO BRASI?. NÃO SERIA, O QUE MAIS ROUBOU? ROUBAR O DINHEIRO E O MOLHAR AS SUAS MÃOS, PRÁ VOCÊ FICAR ANIMADINHO, NÃO O FAZ SER O MELHOR. ELE FOI O QUE MAIS ROUBOU!

    0

    2

  • Não sou petista, mas quem for afavor do Bolsonaro, vão tudo tomar no CÚ!

    7

    1

  • O Burro Foi Don Pedro 1 que foi no córrego do Ipiranga, e gritou com a porra da faca de rancombole e gritou Independência ou morte, pq meu Deus alguém da oposição não lhe deu uma pedrada……Hoje eu seria Português ……e não teria que aguentar esse idiota do Bolsonaro

    2

    1

  • BOSSONARO ESTÁ SENDO O ÚNICO PRESIDENTE A PEITAR ESSA MÁIA DO SENADO QUANTO AO LULA JÁ É FINADO

    2

    7

  • Lula roubou mas foi que mais fez aos pobres levou luz melhoria ao Nordeste em geral agora esse bosta Bolsonaro tem 2 caras hoje fala uma coisa amanhã não assume o que falou no dia anterior.

    3

    1

  • O Deodoro da Fonseca não expulsou a família real do Brasil( ele era monarquista pelo contrário) quem teria exilado a família real do Brasil foi o Benjamin Constant.

    0

    0

  • Na história da ineficiência, ” só um não deixou a desejar . Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu governo fez história, criando e dando uma faze de oportunidades a classe assalariada. Com tudo é visto como um dos principais líderes de um país no qual a sociedade é diferenciada pela pobreza de recursos ideológicos.

    1

    0

  • Eu passei aqui só pra mandar esse Wedson Fernandes tomar no cu e chupar um canavial de rola. Tchau brigado!

    1

    3

  • BOSTOLNARO ( sem dúvida o pior de toda a história política) fale ao menos uma coisa boa dele?!

    5

    0

  • Provavelmente o Presidente Bolsonaro seja o pior, depois do PT fazer tanta “cagada” não esperava que alguém pudesse ser pior, mas Bolsonaro mostrou que não tem nada ruim que não possa piorar

    2

    0

  • Bolsonaro é o Único a se Preocupar e Lutar contra uma Esquerda satânica e enterrada na Cobiça/Luxuriae muita Traição onde 90% dos Políticos vivem as custas da Roubalheira ,luta esta
    (( em não deixar ))
    o Comunismo tomar conta do Brasil e entregar o Povo ao escravismo Petista…
    >>>> Bolsonaro :
    BRASIL acima de todos
    DEUS. acima de Tudo. **
    >> Simples Assim *

    0

    5

  • Se o ex ministro Moro se sentia tão precisando desde antes do dia 22 de abril e não tinha nenhuma segunda intenção (ex. Ganhar algo extra) tipo o desejado cargo do STF … A pessoa que e correta tem duas opções aceitar ou recusar a pressão ! Não esperar o presidente colocar a sua ineficiência ministerial na presença dos demais ministros da casa ?
    O presidente Bolsonaro tem sido o melhor presidente nós ultimos tempos e o único que tem cumprido o programa que planejou nas eleições presidenciais … Agora com o aparecimento do COVID 19 a mídia informativa do país quer comparar nossa nação com os países desenvolvidos tanto :saúde ,educação , política e economicamente falando; quando até ontem procuravam elevar que éramos países de terceiro mundo por favor decidam se em comparar nos com aquilo que realmente somos !

    0

    3

  • Uma tentativa honesta, respeito isso. Mas PIB só é um critério relativamente objetivo se, no mínimo, o desempenho do país é comparado ao de outros do mundo no mesmo período (o ideal é comparar com o grupo de países com características econômicas similares no começo do mandato, mas fica ainda mais espinhoso fazer um ranking a partir disso). Concordo que os quatro primeiros colocados são grandes presidentes dentro do contexto em que chegam ao poder. Devo dizer que é uma tentativa vã de fugir à polarização política atual simplesmente não citar Lula, indubitavelmente um dos melhores presidentes da República, mesmo que seja sim discutível se foi exatamente o melhor (entre não-ditadores, o único que tem condições de disputar com ele é Itamar Franco; talvez Jango também, mas a sabotagem antes e derrubada depois impedem de julgar melhor o que ficou do mandato dele).

    Discordo completamente de FHC como “pior governo da República”, com tantos bons candidatos a isso como Fernando Collor de Mello, Michel Temer, Floriano Peixoto, Castelo Branco, Médici e Costa e Silva, além do recém-chegado, mas muito dedicado a isso, Jair Bolsonaro. FHC foi uma figura importantíssima para obtermos alguma estabilidade política, mesmo que tenha sido, de fato, um entreguista do patrimônio nacional. Como em todos os outros casos da lista, não há análise simples pra essas coisas.

    Obviamente não há como ter concordância absoluta nesse tipo de lista, não há como fugir da subjetividade em assuntos políticos, mesmo que se faça um esforço. Mas a lista tem o mérito de tentar fugir à mera idiossincrasia pessoal.

    0

    0

  • Atualmente não tem quem seja pior que o boso. Ele continua destruindo a imagem do Brasil lá fora, cuspindo na constituição, afrontando e desafiando as instituições judiciárias, faltando com respeito e demonstrando profundo descaso com os milhares de brasileiros que perderam parentes (ou se contaminaram) com esse vírus maldito, apoia manifestações anti democráticas, instiga a população a violência, acolhe e apoia ministros que exaltam ideias nazistas, ofende governadores, prefeitos ou eleitores que ousam descordar dele e atualmente vem se alinhando com o que tem de pior na câmera dos deputados federais buscando blindagem política contra futuros inquéritos ou denúncias que possam levar ao seu impeachment. Que Deus tenha piedade do nosso país.

    3

    0

  • O Presidente Jair Messias Bolsonaro é um vagabundo sem vergonha um bosta burro
    Que não sabe dizer PORRA nenhuma e dizendo que a morte de uma pessoa um humano que tem laços com outras pessoas
    Ele é O PIOR PRESIDENTE E TIPO DE PESSOA
    NO MUNDO BOM ESSA É SÓ MINHA OPINIÃO EU TO AQUI PRA DIVIDIR ELA COM VOCÊS UM ABRAÇO.

    4

    2

  • gostei bastante do seu texto. tem bastantes argumentos plausíveis e embasamento histórico, só queria lhe pedir para quem quando for atualizar essa lista mantenha essa postura. é perceptível que grande parte dos que comentaram aqui são apenas radicais que ou dirão que o presidente fez tudo certo ou tudo errado. Por favor mantenha a imparcialidade e não seja mais um burro ignorante. OBS: Getúlio infelizmente também a ponhou o regime de italiano

    2

    0

  • É estranho dizer que o presidente Jair Bolsonaro destrói a imagem do país lá fora, Foi ele quem fez o maior tratado internacional não conseguido por outros presidente é ele quem se aproximou dos países que são as maiores potências do mundo e é ele quem está desaparelhando todo o sistema esquerdista e controlador que vivíamos, Jair Bolsonaro é sinônimo de liberdade de expressão, diferente do que muitos que ainda estão no poder travando os trabalhos do atual presidente, Por ele ser diferente dos demais alguns o desapoia, mas a grande maioria dos brasileiros estão do lado dele e já mostraram isso nas ruas, Então não me venham com essa de bozo, bolsominios e todos esses adjetivos para tentar aborrecer quem o apoia, Somos a maioria que vota mas eleição e seremos BOLSONARO 2022.

    4

    1

  • Lista imparcial, digna de parabéns, sem paixões e político de estimação, faz todo sentido, até para quem entende pouco do assunto.
    Resumindo, Lula não está entre os melhores nem entre os piores exatamente porquê é isso que ele foi, ruinzinho, preguiçoso, foi um presidente no máximo razoável , longe de ser o melhor do mundo como os apaixonados dizem.
    Dilma não é a pior? Isso sim me espanta.
    Bolsonaro não está aí ainda, entre os piores?

    Boksonaro

    1

    2

  • Quem deveria está no primeiro lugar dos piores presidentes é Jair Bolsonaro, um presidente sem postura, vagabundo, aposto que aquelabl facada que ele recebeu foi uma trapaça só para ganhar as eleições. E esses povo burros acreditaram, agora tá aí reclamando

    2

    4

  • Interessante , não ter o nome do lírio do campo que ocupa atualmente o cargo, senti uma pontada de minion na história…

    1

    1

  • Lula Disparado seguido por de Dilma e FHC os Piores da História,Bolsonaro ainda está em seu mandato,criticam ele, mas em dois anos de governo não se viu um ato de corrupção, minha unica insatisfação é onde esses criticos estavam no governos FHC LULA E DILMA? Hipocritas é o que são os que falam mal do Presidente enquanto governa e muitos fazem isso mas vão atras de seus beneficios, é isso querem a teta, a esquerda vive de tetas.

    3

    1

  • 247 Bilhões desviados foi o que o projeto petista deixou de herança ao Brasil e você deixa o Lula e Dilma de fora da lista de piores presidentes? mensalão, petrolão e etc…

    3

    1

  • Sei que ainda não colocou BOLSONARO, como o melhor da história Brasileira,porque ainda não tem dois anos. Com certeza você poderá colocar depois,tudo que ele tem feito para o povo Brasileiro e pelo BRASIL,já superou Jucelino.💚💛💚💛💚💛💚💛💚💛💚💛💚

    3

    2

  • Não sou esquerda nem central nem direita , apenas observo como a roda gira , meu avô já dizia que nunca viu um país ser desenvolvido pela a esquerda , tudo que eles sabe fazer e pegar o que está pronto e destruir, pois eles não tem capacidade para desenvolver nada , o PT pegou a casa organizando, era so da continuidade, no que já estava pronto , e o Lula seria o melhor presidente da história brasileira, mas ao invés disso o que o Lula fez ?, Simples , assim diz Lula , não fui eu que organizei a casa para que devo manter ela limpa …. Para o bom entendedor, não preciso dizer mais nada .

    1

    0

  • Não acho que FHC foi assim tão ruim, Lula foi mediano, teve alguns acertos, muitos erros, Dilma foi um desastre, gosto dela mas não governou nada, Michel temer deu uma melhorada sim o país estava um caos! Mas agora Bolsonaro é o pior disparado!

    0

    1

  • Bolsonaro com certeza qdo terminar seu mandato vai estar entre um dos melhores…pq já é bom agora imagine depois.

    0

    0

  • Não tem pra ninguém o Bolsonaro é o pior em todos os aspectos. Quer governar para os 30 % dos reacionários e conservadores que o apoiam. Nao sabe liderar um país, só pensa em reeleição. Tem o pior ministro do meio ambiente do exterior da educação, nem tem ministro da saúde. É um falastrao negacionista. Não tem como ser pior

    0

    0

Deixe uma resposta