GUSTAVO CASTAÑON: O resumo da confusão sobre o voto de Cid Gomes

1) Ninguém votou privatização alguma, e sim regulações para quando elas acontecerem entre outras providências acerca do saneamento.

2) A privatização de serviços de água e esgoto no Brasil sempre foram permitidas desde a constituição de 88 e o marco legal que estava em vigor foi feito pelo Lula.

3) O PDT não votou pelo projeto, encaminhou orientação contrária, liberou a bancada. Cid é que votou a favor.

4) O acordo pela votação do projeto envolveu toda a oposição como vídeo de Alocumbre agradecendo ao PT demonstra.

5) Cid Gomes achou que era seu dever votar a favor depois que os piores pontos do projeto foram retirados por acordo e que a promessa de um adendo sobre financiamento público para miseráveis foi feita. Ele deixa claro no discurso que só houve acordo por isso.

6) Cid deixa claro que sem financiamento publico o projeto é uma ilusão.

7) Deixa claro também que é contra a privatização e que no Ceará todo o fornecimento é público. Seu governo jamais privatizou nem um cano quebrado de esgoto. Nem “concedeu”.

8) A maior parte do projeto tem avanços consensuais entre todo o Senado, como podem ver no debate que circulou no Congresso que reproduzo nos comentários.

GUSTAVO CASTAÑON O resumo da confusão sobre o voto de Cid Gomes
O governador Cid Gomes consertando adutora da estatal CAGECE (Cia de Água e Esgoto do Ceará)

A proximidade com Cid me impede de fazer uma avaliação política de seu voto. Mas eu quero aqui fazer uma avaliação política dele. É um grande gestor, um homem de coragem, um social democrata, nacionalista, defensor do Estado e do serviço público de qualidade, mais do que isso é um homem que faz, que fez de Sobral a melhor educação do país, que revolucionou a educação no Ceará, que fez dois dos melhores governos da história do Estado, que parou um golpe de Estado com duas balas no seu peito.

Estamos reconstruindo o campo nacionalista do trabalhismo brasileiro, graças a Deus temos uma militância que cobra todos os nossos líderes nas suas atitudes e no cuidado com símbolos. Essa militância politizada em temas centrais, como o da privatização, é uma nova base do PDT que guarda o projeto nacional e fará de tudo para mantê-lo nos trilhos. Sem ela, não temos nenhuma chance. Mas também não teremos nenhuma chance se não mudarmos essa cultura de cancelamento, de julgamento de pessoas (e não de suas opiniões) com base em uma interpretação de um ato do qual se discorda. Se essa cultura não acabar, acabaremos nós, antes de começar.

Discurso do Cid na votação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico

O RESUMO DA CONFUSÃO SOBRE O VOTO DE CID1) Ninguém votou privatização alguma, e sim regulações para quando elas acontecerem entre outras providências acerca do saneamento.2) A privatização de serviços de água e esgoto no Brasil sempre foram permitidas desde a constituição de 88 e o marco legal que estava em vigor foi feito pelo Lula.3) O PDT não votou pelo projeto, encaminhou orientação contrária, liberou a bancada e a maioria votou contra.4) O acordo pela votação do projeto envolveu toda a oposição como vídeo de Alocumbre agradecendo ao PT demonstra.5) Cid achou que era seu dever votar a favor depois que os piores pontos do projeto foram retirados por acordo e que a promessa de um adendo sobre financiamento público para miseráveis foi feita. Ele deixa claro no discurso que só houve acordo por isso.6) Cid deixa claro que sem financiamento publico o projeto é uma ilusão.7) Deixa claro também que é contra a privatização e que no Ceará todo o fornecimento é público. Seu governo jamais privatizou nem um cano quebrado de esgoto. Nem "concedeu".8) A maior parte do projeto tem avanços concensuais entre todo o Senado, como podem ver no debate que circulou no Congresso que reproduzo nos comentários.A proximidade com Cid me impede de fazer uma avaliação política de seu voto. Mas eu quero aqui fazer uma avaliação política dele. É um grande gestor, um homem de coragem, um social democrata, nacionalista, defensor do Estado e do serviço público de qualidade, mais do que isso é um homem que faz, que fez de Sobral a melhor educação do país, que revolucionou a educação no Ceará, que fez dois dos melhores governos da história do Estado, que parou um golpe de Estado com duas balas no seu peito.Estamos reconstruíndo o campo nacionalista do trabalhismo brasileiro, graças a Deus temos uma militância que cobra todos os nossos líderes nas suas atitudes e no cuidado com símbolos. Essa militância politizada em temas centrais, como o da privatização, é uma nova base do PDT que guarda o projeto nacional e fará de tudo para mantê-lo nos trilhos. Sem ela, não temos nenhuma chance. Mas também não teremos nenhuma chance se não mudarmos essa cultura de cancelamento, de julgamento de pessoas (e não de suas opiniões) com base em uma interpretação de um ato do qual se discorda. Se essa cultura não acabar, acabaremos nós, antes de começar.

Posted by Gustavo Castañon on Friday, June 26, 2020

9 Comentários

  • Esses políticos são as piores pragas que existe no nordeste brasileiro, saqueadores de dinheiro público.

    1

    1

  • O PDT e o Trabalhismo tem sua história e entre suas causas está os CIEPs. Qualquer brasileiro sabe a proposta do PDT: comprometimento com os centros de educação para as crianças, assegurando tempo integral, comida e médico além do ensino. Um candidato à presidência representando o PDT deve apresentar seu plano de governo priorizando como despesa pública o investimento nas crianças. Estamos aguardando esse comprometimento de CIRO, sem isso poderia liderar qualquer partido. É condição para o voto, q apresente seu plano para os CIEPs.

    2

    0

  • Não me surpreende a postura tomada pelo senador Cid Gomes. Ele fez o que um homem do seu caráter faria. Os que não conhecem ainda o assunto, mas se tiverem interesse podem se informar para tomarem posições com base na verdade dos fatos. Torno e exponho aqui, a minha decepção inicial, por uma certeza – 1 absoluta – de que o senador votou, como sempre o fez, a favor do povo e do país. Qualquer versão diferente desta realidade. Baseada tão somente em fatos, torna-se irrelevante e antidemocrática.

    1

    1

  • Sou eleitor do Cid, para governador e senador. Fiz uma crítica dizendo que o Congresso vai na contramão do que está acontecendo na Europa, com cidades como Berlim, Paris e outras centenas de cidades, reestatizando o sistema de água e esgoto para proteger os cidadãos da ganancia das empresa detentoras da concessão. O voto do Cid foi um ponto fora da curva da orientação do PDT. Nem por isso deixo de seguir votando nele e apostando no excelente trabalho que vem desempenhando no Senado.

    3

    1

  • De fato esta é uma questão realmente difícil de opinar, mto pq infelizmente vivemos no Brasil, onde não confiamos em nossos políticos, líderes, elite e pq não dizer de nós mesmo o povo. Sei que a prós e contras ao projeto, entendo que o Senador Cid deva ter votado a favor usando aquele termo “contenção de danos” (é uma boa defesa). Agora acho que ele meio q agiu como a Tabata e é aqui q acho q ocorre o erro, pelo menos pra mim, q é não ter vindo antea e expicado onpq do seu voto e não agora correndo atrás do ocorrido (na realidade não vi ele falando do assunto, apenas o Ciro tentando passar um pano ou defensores). Talvez no futuro quando houver votações polêmicas eles venham antes dizer a sua posição evitando os famosos “cancelamentos” que já vi q atrapalhou o Ciro de sexta pra cá. Grande abraço a todos.

    1

    0

  • A propria familia de CID e Ciro nao apoia eles. Gente falsa esses politicos coroneis dos piores.

    0

    1

  • Claro que não vamos condenar ninguém por conta de um voto infeliz, errar é humano…mas que é um tiro no pé do ponto de vista eleitoral para quem é do campo progressista Nacionalista, onde uma das principais bandeiras é não às privatizações e até a algumas reestatizacões, não há dúvidas! Não nego que avaliarei muito mais o meu próximo voto no PDT.

    0

    0

  • A melhor opção dos Ricos para os pobres é sempre DAR UMA PEQUENA ESMOLA, para que ele se sinta agradecido, continue VOTANDO nos RICOS, SENDI SEMPRE UM MISERÁVEL PEDINTE. Nada realmente que ajude alguém sair da pobreza, SÓ mais benesses para que os RICOS fiquem mais ricos. Vejam: Cid Gomes achou que era seu dever votar a favor depois que os piores pontos do projeto foram retirados por acordo e que a promessa de um adendo sobre financiamento público para miseráveis foi feita. Ele deixa claro no discurso que só houve acordo por isso.

    0

    0

Deixe uma resposta